Cotidiano

208 mil imóveis ainda estão sem energia no Paraná

O número de postes quebrados soma 172


Imagem de Capa

Foto: Imagem Ilustrativa

Mais de 2,7 mil eletricistas da Copel estão nas ruas, para recompor os serviços aos imóveis desligados em decorrência do ciclone extratropical e das tempestades localizadas que atingiram as diversas regiões do Paraná a partir do último fim de semana. Este é considerado o evento climático mais severo enfrentado pela companhia em 2025, e um dos mais intensos dos últimos anos. 

O pico de interrupção no fornecimento de energia ocorreu por volta das 7h desta segunda-feira (22), quando 1,1 milhão de unidades consumidoras estiveram simultaneamente sem luz. Ao longo do dia, o trabalho das equipes reduziu em 81% este contingente. Os esforços seguem mobilizados para a regularização dos serviços a 208 mil domicílios que estão sem energia em todo o Paraná (70 mil na região Leste; 46 mil no Norte; 33 mil no Centro-Sul; 33 mil no Oeste e Sudoeste; 26 mil no Noroeste).  

O número de postes quebrados já soma 172. A maior parte fica no Norte do Estado (49), onde duas torres de alta tensão também foram derrubadas com a ação dos ventos, no município de Bandeirantes. No Noroeste foram identificados até o momento 41 postes quebrados; 30 no Centro-Sul e Leste do Paraná; 29 no Oeste e 23 postes quebrados no Sudoeste do Estado. 

As interrupções são causadas principalmente pela queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica, que podem provocar curtos-circuitos, rompimento de cabos e até a quebra de postes. Segundo a Defesa Civil de Curitiba, 121 árvores foram derrubadas com o temporal na capital, com um acumulado de 17,38 mm de chuva. A Defesa Civil de Londrina contabilizou 15 árvores caídas, e a de Maringá, 13 árvores.

As equipes da companhia têm pela frente mais de 9 mil ocorrências para atendimento, em todo o Paraná. A previsão de restabelecimento varia de acordo com a causa de cada uma das interrupções e a dimensão dos danos encontrados em campo. 

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano