Cotidiano

Semed esclarece denúncias antigas de abuso e reforça segurança em escolas de Cascavel

Secretaria afirma que casos já estavam em investigação e destaca medidas de afastamento de servidores


Imagem de Capa

A Secretaria Municipal de Educação de Cascavel divulgou nesta quarta-feira (10) uma nota de esclarecimento sobre denúncias envolvendo supostas violações de direitos de crianças em unidades da rede municipal de ensino.

De acordo com a Semed, os casos citados não são novos e já estavam sendo investigados nas esferas administrativa e criminal. A pasta reforçou que todos os procedimentos seguem em andamento e que medidas foram tomadas de forma imediata.

Um dos casos teria ocorrido em novembro de 2024. O servidor envolvido foi afastado da sala de aula desde então, sem contato com as crianças durante a investigação.

Outro episódio envolve um agente de apoio e um professor, ambos afastados cautelarmente desde junho de 2025.

Já o terceiro caso é referente a 2022, que resultou na exoneração do servidor investigado no ano seguinte.

A Secretaria destacou ainda que todas as informações são de conhecimento das autoridades competentes e da Comissão Parlamentar que acompanha os processos administrativos no município.

Na nota, a Semed reforçou que trata todas as denúncias com seriedade, seguindo a legislação, e pediu cautela na divulgação de informações que possam gerar preocupação sem apresentar o contexto completo.

Por fim, a pasta reiterou que escolas e Cmeis são locais seguros para o processo de ensino e aprendizagem e que quaisquer suspeitas de violação de direitos são apuradas de acordo com a lei.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Educação, diante da veiculação de supostos novos casos de denúncias envolvendo violações de direitos de crianças em instituições de ensino municipais, esclarece que os casos citados não são novos, mas situações que já são alvo de investigações e que seguem sendo apuradas, tanto na esfera administrativa quanto criminal.

Um dos casos citados teria ocorrido em novembro do ano de 2024 e o servidor envolvido foi afastado de sala de aula desde então, retirado do contato com as crianças durante a investigação.

Outro caso, envolvendo um agente de apoio e um professor, também é alvo de investigação e os servidores encontram-se afastados cautelarmente desde junho de 2025.

O terceiro caso, trata-se do ocorrido ainda no ano de 2022, que culminou na exoneração do servidor envolvido, em 2023.

Essas informações são de conhecimento das autoridades e da Comissão Parlamentar que investiga a condução de processos administrativos em âmbito municipal.

A Semed reforça que todos os casos que chegaram ao conhecimento da Secretaria foram tratados com seriedade e dentro do que preconiza a legislação e pede cautela na veiculação de notícias que causam preocupação às comunidades escolares, sem revelar a totalidade das informações.

Reiteramos que as Escolas e Cmeis do Município são locais seguros para o processo de ensino e de aprendizagem de nossas crianças e que as exceções, em que há suspeita de violação de direitos de crianças, são tratadas conforme manda a legislação.

Diego Hellstrom/Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano