Cotidiano

161,5 kg de cabelos contrabandeados são doados para a UOPECCAN

Será possível confeccionar 2.000 perucas


Imagem de Capa

Nesta terça-feira (9/9), ação conjunta entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Penal do Estado do Paraná (PPPR) efetivou a doação e repasse de 161,5 quilos de cabelo humano à Polícia Penal, que serão destinados à UOPECCAN - Hospital do Câncer.

A carga, contrabandeada para o Brasil, havia sido apreendida pela PRF no último dia 25, durante abordagem realizada em Perobal (PR). O material estava distribuído em seis malas dentro de um carro conduzido por um homem de 43 anos, que apresentou informações contraditórias durante a abordagem. Ele admitiu ter pago 15 mil dólares pelos cabelos e declarou que pretendia revendê-los em salões de beleza no Estado de São Paulo. O motorista foi preso em flagrante por contrabando, e estima-se que o lucro pela revenda poderia superar dez vezes o valor pago.

O Conselho da Comunidade de Goioerê solicitou, ainda em agosto, a destinação dos cabelos à Justiça Federal, que deferiu o pedido. O magistrado responsável ressaltou que a doação contribuiria para políticas de saúde pública e para a reintegração social.

O material será utilizado no âmbito do projeto "Liberdade em Fios", idealizado pela a Polícia Penal do Paraná, para a produção de duas mil próteses capilares destinadas a pacientes oncológicos do Hospital Uopeccan de Umuarama. O projeto transforma a rotina de mulheres privadas de liberdade, unindo solidariedade e reintegração social, permitindo que elas confeccionem perucas que auxiliarão na autoestima de outras mulheres com câncer.

Além de contribuir para a autoestima, a iniciativa ajuda na qualidade de vida e no bem-estar das pacientes, fortalecendo o impacto positivo do tratamento e da recuperação.

 

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano