Cotidiano

Itaú demite funcionários que trabalhavam em regime híbrido ou remoto


Imagem de Capa

O banco Itaú demitiu, nesta segunda-feira (8), funcionários que trabalhavam em regime híbrido ou remoto. O caso repercutiu nas redes sociais e também mobilizou o sindicato dos bancários que emitiu nota sobre o caso.

O sindicato informou que seria cerca de mil bancários e bancária dispensados, no entanto esse número não foi confirmado pelo banco.

Segundo a nota, a justificativa apresentada pela instituição foi que os empregados estavam sendo monitorados há meses e foi detectada a "baixa aderência ao home office".

"Hoje fomos surpreendidos com essa demissão em massa feita pelo banco. O banco afirma que os desligamentos se baseiam em registros de inatividade nas máquinas corporativas, em alguns casos, períodos de quatro horas ou mais de suposta ociosidade. No entanto, consideramos esse critério extremamente questionável, já que não leva em conta a complexidade do trabalho bancário remoto, possíveis falhas técnicas, contextos de saúde, sobrecarga, ou mesmo a própria organização do trabalho pelas equipes", critica o diretor do Sindicato e bancário do Itaú, Maikon Azzi.

O sindicato entrou em contato com o banco e pediu explicações sobre a situação.

Em nota, o Itapu Unibanco informou que os desligamentos foram "decorrentes de uma revisão criteriosa de condutas relacionadas ao trabalho remoto e registro de jornada". Confira:

"O Itaú Unibanco realizou hoje desligamentos decorrentes de uma revisão criteriosa de condutas relacionadas ao trabalho remoto e registro de jornada. Em alguns casos, foram identificados padrões incompatíveis com nossos princípios de confiança, que são inegociáveis para o banco. Essas decisões fazem parte de um processo de gestão responsável e têm como objetivo preservar nossa cultura e a relação de confiança que construímos com clientes, colaboradores e a sociedade."

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano