Cotidiano

Cascavel lança licitação de caçambas para reforçar combate à dengue

Equipamentos serão usados em mutirões de limpeza e ações pontuais; investimento ultrapassa R$ 120 mil


Imagem de Capa

Foi publicado o edital de licitação para contratação de caçambas que darão suporte às ações da Vigilância em Saúde Ambiental de Cascavel no combate à dengue. O pregão eletrônico está marcado para 30 de setembro e prevê registro de preços no valor de mais de R$ 120 mil.

De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, Clair Wagner, as caçambas terão caráter preventivo.

"Se tivermos a colaboração da população em não deixar lixo ou objetos que acumulem água nos quintais, esperamos não precisar utilizá-las. Mas sabemos que o período de calor e chuvas favorece a proliferação do mosquito da dengue, e por isso o município precisa estar preparado", explicou.

As caçambas não serão fixas em pontos da cidade, mas usadas em situações específicas, como mutirões de limpeza, ações comunitárias ou em locais onde há acumuladores de materiais. Segundo a Vigilância, cada instalação terá prazo de uso de cerca de quatro dias, geralmente entre quinta-feira e segunda-feira, para facilitar o descarte por parte da população.

O município reforça que o descarte deve ser feito prioritariamente pelos serviços já disponíveis: coleta comum, seletiva ou de volumosos — que pode ser agendada. Além disso, a população pode denunciar situações de risco pelo telefone 156.

De janeiro até o último boletim, Cascavel registrou 353 casos de dengue e mais de 2.300 de chikungunya. Mesmo durante o inverno, bairros como o Parque São Paulo tiveram ocorrências da doença, o que levou equipes da Vigilância a intensificar as fiscalizações.

Moradores e trabalhadores da região afirmam estar atentos. O mestre de obras Adevanzir Alcântara relata que as inspeções são constantes nos canteiros.

"É preciso cuidar. Eu fico atento e verifico sempre para evitar problemas", disse.

Já a auxiliar fiscal Eloide Dalpupo, moradora do bairro há mais de 50 anos e que já contraiu dengue duas vezes, reforça a importância do cuidado diário.

"Tento manter sempre meu pátio em ordem e sem água parada", contou.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano