Cotidiano

Morre o Padre Breda, aos 86 anos

Ele dedicou 58 anos à vida sacerdotal e deixou um legado de fé


Imagem de Capa

Faleceu nesta sexta-feira (05), aos 86 anos, o padre Ovídio Natal Breda, carinhosamente conhecido como Padre Breda, natural de Rondinha (RS).

Sua caminhada vocacional começou ainda cedo, em julho de 1951, aos 13 anos, ingressou no Seminário Menor São João Maria Vianney, em Palmas (PR). Para concluir seus estudos, passou também pelo Seminário Verbo Divino, em Ponta Grossa (PR), e pelo Seminário São José, em Curitiba (PR).

Em 1959, ingressou no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, onde permaneceu por sete anos estudando Filosofia e Teologia e vivenciando todos os ritos que o prepararam para o sacerdócio.

Sua ordenação diaconal ocorreu em 13 de março de 1966, em Chapecó (SC), pelas mãos de Dom Wilson L. Schmidt, e, no mesmo ano, em Cascavel (PR), foi ordenado presbítero por Dom Armando Círio.

Em 2009, solicitou dispensa temporária do ofício paroquial para cuidar da saúde e dedicar-se à Pastoral da Saúde, visitando doentes e oferecendo conforto espiritual. Três anos depois, em 2012, retornou às atividades paroquiais, assumindo a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, onde também exerceu a função de administrador.

Em 2015, aos 76 anos, encerrou sua atuação à frente de comunidades paroquiais, servindo como vigário na Catedral Metropolitana de Cascavel e na Paróquia Nossa Senhora da Salette, em Braganey. Com a renúncia compulsória por idade, fixou residência em Corbélia, onde continuou exercendo o ministério na Paróquia São Judas Tadeu, onde deixou um legado de fé e serviço à comunidade.

Ele dedicou 58 anos à vida sacerdotal, marcados pelo zelo, humildade e amor com que conduziu sua missão evangelizadora.

Em nota, a Arquidiocese de Cascavel expressou gratidão pela vida do sacerdote, lembrando que ele "se doou ao Reino de Deus e deixou inúmeros frutos ao longo de sua caminhada".

O velório e as missas de corpo presente acontecerão na Paróquia São Judas Tadeu, em Corbélia (PR)

Na sexta-feira (5), às 12h com a chegada do corpo, às 15h a primeira missa de corpo presente e às 21h a segunda missa.

No sábado (6), às 8h30, será celebrada a missa de corpo presente e exéquias, presidida por Dom José Mário Scalon Angonese, Arcebispo metropolitano de Cascavel.

O sepultamento ocorrerá às 10h30 no Cemitério Central de Cascavel (PR).




Bruna Guzzo | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano