Cotidiano

Morre Jaguar, um dos criadores do Pasquim, aos 93 anos

Cartunista ilustrou por diversas publicações brasileiras e estava internado no Rio de Janeiro


Imagem de Capa

Foto: Raphael Vidigal - Esquina Musical

Morreu neste domingo (24) o cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, conhecido popularmente como "Jaguar", aos 93 anos. A informação é da TV Globo.

Segundo o portal g1, o artista estava internado no hospital Copa D'or, no Rio de Janeiro, devido a uma pneumonia.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e enterro de Jaguar.

Trajetória

Jaguar começou a carreira de ilustrador na revista Manchete em 1952, aos 20 anos. Seu primeiro livro, 'Átila, você é bárbaro', foi lançado em 1968. A obra foi um sucesso e tratava sobre temas como preconceito e violência.

Ao lado de Tarso de Castro e Sérgio Cabral, foi um dos criadores do jornal O Pasquim, no ano de 1969. A publicação alinhava humor e críticas à ditadura militar, que comandava o país na época.

Jaguaribe deu o nome ao jornal e foi responsável pelo desenho de um dos ícones mais populares dele, o rato Sig, nome baseado no psicanalista austríaco Sigmund Freud. O ratinho "sacana" era inspirado por uma piada popular à época: "se Deus havia criado o sexo, Freud criou a sacanagem".

Em 1970, o desenhista chegou a ser preso pelo regime militar pela elaboração de uma sátira ao 7 de setembro envolvendo Dom Pedro I no Pasquim. Ao invés da clássica frase "Independência ou morte", colocou na boca do imperador um verso de uma canção de Erlon Chves: "Eu quero é mocotó". Ele passou três meses na cadeia e chegou a declarar posteriormente que a detenção "foi a fase mais feliz da vida".

Jaguar também criou Gastão, "o vomitador", figura que passava mal e punha tudo para fora diante das terríveis notícias dos jornais.

Na TV Globo, Jaguar trabalhou em animações nas famosas vinhetas do Plim Plim.

O cartunista também desenhou para publicações como Senhor, Civilização Brasileira, Pif-Paf e Tribuna da Imprensa.

Ele trabalhou com gigantes da arte gráfica brasileira como Ziraldo, Millôr Fernandes, Henfil e muitos outros.

Cultura

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano