Cotidiano

Bombeiros conseguem reverter quadro de adolescente que se afogou em Cascavel

Após mais de 45 minutos de RCP, vítima de 13 anos apresenta pulso e respira com auxílio de entubação


Imagem de Capa

Imagem: Catve.com

O 1º Tenente do Corpo de Bombeiros, Cícero Viana, detalhou o atendimento ao adolescente de 13 anos que se afogou no córrego do Ecopark, em Cascavel. Segundo ele, o resgate apresentou desafios devido ao difícil acesso ao local:

"Fizemos esse trabalho lá embaixo, porque não daria tempo. O acesso é meio complicado."

"O afogamento é um quadro difícil de prever, porque há entrada de água nos pulmões, situação bastante grave, mas agora ainda há chance de reversão lá no hospital."

Cícero Viana explicou que após cerca de 45 a 50 minutos de manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), o adolescente teve retorno do pulso, aproximadamente 25 a 30 minutos após o início do atendimento.

"Foi possível reverter o quadro de parada cardiorrespiratória dele. Agora ele tem pulso e já faz tentativas de respirar por conta própria, embora continue entubado, com dreno de tórax e acesso venoso, sendo encaminhado ao hospital. Realizamos alguns procedimentos de respiração no local. É uma situação difícil de mensurar porque não temos precisão do tempo que ele ficou submerso."

O tenente reforçou que o acionamento ocorreu após os amigos pedirem ajuda e a chegada de um adulto ao local, destacando a gravidade do caso e o trabalho intenso realizado pela equipe:

"Não sabemos exatamente quanto tempo ele permaneceu submerso, mas graças a Deus conseguimos reverter o quadro. Ele está com pulso e respirando, sendo encaminhado para o H.U (Hospital Universitário do Oeste do Paraná)."

O tenente também informou que não foi possível afirmar se o adolescente bateu a cabeça antes do afogamento, mas que, em exames preliminares realizados pelos socorristas, nenhuma lesão visível foi identificada.


Bruna Guzzo | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano