A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) analisa um projeto que cria um programa de recompensa financeira para pessoas que ajudarem com informações na prevenção, combate ou investigação de crimes e outras infrações.
"Esse é um projeto inovador e pioneiro no Brasil, pois, nos moldes de outros países, vai oferecer uma recompensa ao cidadão comum que fornecer informações que possam levar à elucidação de um crime ou identificar seus autores", destaca o deputado estadual Márcio Pacheco (PP).
O projeto recebeu emendas e retornou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após análise, ele voltará ao plenário para votação final. O texto original prevê que as denúncias sejam feitas pelo telefone 181, mas as emendas parlamentares buscam ampliar os canais de atendimento.
"Em primeiro lugar, o projeto foi aprovado em primeiro turno com ampla maioria. Recebemos duas emendas: uma da oposição, que estamos avaliando junto à Casa Civil, que impede a participação de parentes de policiais até segundo grau, para evitar conflito de interesse. A outra, da base do governo, prevê a extensão para diversos outros canais de denúncia além do 181, tornando o acesso mais amplo e facilitado", explica Hussein Bakri, deputado estadual e líder do governo.
As denúncias poderão ser feitas por telefone ou pela internet, sempre com garantia de total sigilo.
"Nossa intenção é fortalecer o trabalho da polícia. Informações sobre pessoas desaparecidas ou sobre criminosos, como estupradores, podem ser decisivas. Essa é uma experiência bem-sucedida em outros países, como os Estados Unidos, e acreditamos que terá resultados positivos aqui no Brasil", finaliza Hussein Bakri.
Confira detalhes no vídeo acima:
Reportagem de Ana Reimann | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642