Imagem: Gilson Abreu/AEN/ARQUIVO
As aulas da rede estadual foram suspensas em parte de Santa Catarina por causa das condições meteorológicas previstas para o Estado entre segunda (8) e terça-feira (9). A decisão vale para municípios que aparecem em áreas de risco laranja e vermelha nos alertas emitidos pela Defesa Civil.
De acordo com o governo estadual, as turmas da tarde e noite desta segunda-feira nas regiões em alerta laranja tiveram as aulas canceladas. Na terça-feira, a suspensão atinge os turnos da manhã e da tarde nas áreas classificadas como laranja e vermelho.

Ciclone deve intensificar o mau tempo
As instabilidades começaram a ganhar força ainda nesta segunda-feira, com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e granizo em regiões como Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planaltos. No Litoral, a condição é de mar agitado e maior nebulosidade.
Para terça-feira, a previsão indica chuva persistente e temporais localizados, principalmente no Litoral e áreas serranas, com risco alto para alagamentos e enxurradas. As rajadas de vento podem alcançar 70 km/h.
Na quarta-feira (10), mesmo com o ciclone se afastando para alto-mar, o vento deve se intensificar, com rajadas entre 60 e 80 km/h — podendo chegar a 100 km/h nas áreas costeiras e serranas.
Fenômeno incomum
Meteorologistas alertam que o ciclone é considerado atípico por ocorrer no período mais quente do ano, se formar muito próximo da costa e apresentar pressão atmosférica mais baixa que o usual. Os efeitos devem se estender até quinta-feira (10), quando o sistema deve perder força ao se distanciar do continente.
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com com Governo de Santa Catarina
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642