Foto: Luis Dantas/Divulgação
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) convocou nesta sexta-feira (8) o chefe da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, para explicar sobre as novas ameaças feitas nas redes sociais a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Escobar foi recebido no Itamaraty pelo embaixador Flavio Celio Goldman, que ocupa interinamente a secretaria da Europa e América do Norte.
O diplomata brasileiro teria reforçado ao chefe da embaixada americana a visão de que o presidente Donald Trump atua com ingerência em assuntos internos, faz ameaças inaceitáveis e ataca a soberania brasileira em vez de negociar tarifas.
Essa foi a quarta vez que Escobar prestou esclarecimentos ao Itamaraty desde o início do governo Trump. As três primeiras foram para tratar da deportação de imigrantes, manifestações políticas e sobre a carta com o anúncio do tarifaço. Agora, a convocação foi uma resposta do governo brasileiro a postagens nas redes sociais.
Nesta quinta-feira, o perfil da embaixada americana compartilhou uma publicação feita pelo subsecretário de diplomacia pública dos Estados Unidos afirmando que "o ministro Alexandre de Moraes é o principal arquiteto da censura e perseguição contra Jair Bolsonaro e seus apoiadores".
O texto também ameaça aqueles que o governo Trump chama de "aliados de Moraes no judiciário e em outras esferas" para que eles não apoiem e nem facilitem as ações do ministro.
Nesta sexta-feira, o ministro do STF, Flávio Dino postou em uma rede social que "à luz do direito internacional, não se inclui nas atribuições da embaixada de nenhum país estrangeiro 'avisar' ou 'monitorar' o que um magistrado brasileiro deve fazer".
Cultura
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642