Foto: Reprodução
A Igreja Católica celebra nesta segunda-feira, 4 de agosto, o Dia do Padre, data dedicada a São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes. Reconhecido por sua simplicidade, dedicação ao ministério e intensa vida de oração, o santo francês é lembrado em todo o mundo como símbolo da vocação sacerdotal.
Nascido em 1786, na cidade de Dardilly, na França, João Maria Batista Vianney enfrentou diversos obstáculos para ingressar na vida religiosa. De origem humilde e com pouca formação escolar, ele teve dificuldades para acompanhar os estudos no seminário, sendo inicialmente impedido de ouvir confissões. Apesar disso, foi ordenado sacerdote em 1815 e, com o tempo, conquistou o respeito da Igreja e dos fiéis.
Em 1818, foi designado pároco da pequena cidade de Ars-sur-Formans, também na França, onde reverteu o cenário de abandono religioso que predominava na região. A partir de uma atuação marcada por jejum, penitência e atendimento contínuo aos fiéis, transformou a localidade em um centro de espiritualidade e confissão, atraindo milhares de peregrinos de toda a Europa.
São João Maria Vianney morreu em 1859, aos 73 anos. Foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1925 e proclamado padroeiro dos párocos quatro anos depois. Desde então, o dia 4 de agosto passou a ser dedicado também a todos os padres.
Em todo o país, paróquias promovem neste domingo celebrações especiais em homenagem aos sacerdotes. A data busca valorizar o papel do padre nas comunidades e incentivar a reflexão sobre a vocação religiosa.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) destaca que São João Maria Vianney é exemplo de "zelo pastoral, oração e serviço ao próximo", sendo um modelo para o clero e para os fiéis.
Antonio Mendonça/ Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642