Cotidiano

Embaixador da COP30 descarta "Plano B" para transferir cidade sede do evento

25 países solicitaram mudança de local da conferência devido ao aumento em preços de hotéis


Imagem de Capa

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A mudança de local de realização da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, foi descartada pelo embaixador e presidente da Conferência, André Corrêa do Lago, nesta sexta-feira (1º).

"Quero deixar bem claro que a COP vai ser em Belém, o encontro de chefes de estado vai ser em Belém, e não há nenhum plano B" declarou o embaixador durante entrevista coletiva.

O evento está previsto para ser realizado em novembro, em Belém (PA). Ao menos 25 países solicitaram, por carta apresentada na ONU, que a conferência não seja realizada na capital paraense devido ao aumento nos preços das diárias de hotéis.

Devido ao cenário, a ONU convocou uma reunião de emergência na última terça-feira (29), e um novo encontro vai ser realizado no dia 11 de agosto para que o Brasil apresente soluções aos problemas levantados.

André Corrêa do Lago explica que há um esforço muito grande do Governo para convencer os hotéis a baixarem os preços, já que a Legislação Brasileira não pode impor isso. "Acredito que os hotéis não estejam se dando conta da crise que eles estão provocando" - Relatou o embaixador em entrevista no Encontro com a Imprensa Internacional. 

O encontro marcado para o dia 11 de agosto vai dar continuidade ao diálogo sobre hospedagem, transporte, segurança, alimentação e outros temas.

Turismo:

Uma portaria conjunta publicada pelos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública define a concessão de visto de visita e autorização de ingresso no país aos participantes credenciados do evento.

Segundo o Ministério do Turismo, a medida deve facilitar o fluxo de mais de 50 mil delegados, especialistas, jornalistas e membros da sociedade civil que virão ao Brasil por ocasião da conferência.

Em novembro, mês em que ocorrerá a conferência, a oferta de assentos em voos domésticos para Belém terá um aumento de 23,3% em relação ao mesmo período de 2024 — passando de 199.339 para 245.751 assentos. O número de voos nacionais também crescerá: de 1.174 para 1.395 operações, um acréscimo de 19%.

No cenário internacional, a conectividade aérea também será ampliada, com a elevação de 22 para 31 voos e o aumento no número de assentos de 3.888 para 5.610 — uma alta de 44%.


Portal Catve.com com informações da Imprensa Estrangeira TV, Ministério do Turismo e Agência Brasil. 

Por Ana Bonini supervisão Alexandra Oliveira | Portal Catve com informações Imprensa Estrangeira

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano