Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
A mudança de local de realização da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, foi descartada pelo embaixador e presidente da Conferência, André Corrêa do Lago, nesta sexta-feira (1º).
"Quero deixar bem claro que a COP vai ser em Belém, o encontro de chefes de estado vai ser em Belém, e não há nenhum plano B" declarou o embaixador durante entrevista coletiva.
O evento está previsto para ser realizado em novembro, em Belém (PA). Ao menos 25 países solicitaram, por carta apresentada na ONU, que a conferência não seja realizada na capital paraense devido ao aumento nos preços das diárias de hotéis.
Devido ao cenário, a ONU convocou uma reunião de emergência na última terça-feira (29), e um novo encontro vai ser realizado no dia 11 de agosto para que o Brasil apresente soluções aos problemas levantados.
André Corrêa do Lago explica que há um esforço muito grande do Governo para convencer os hotéis a baixarem os preços, já que a Legislação Brasileira não pode impor isso. "Acredito que os hotéis não estejam se dando conta da crise que eles estão provocando" - Relatou o embaixador em entrevista no Encontro com a Imprensa Internacional.
O encontro marcado para o dia 11 de agosto vai dar continuidade ao diálogo sobre hospedagem, transporte, segurança, alimentação e outros temas.
Turismo:
Uma portaria conjunta publicada pelos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública define a concessão de visto de visita e autorização de ingresso no país aos participantes credenciados do evento.
Segundo o Ministério do Turismo, a medida deve facilitar o fluxo de mais de 50 mil delegados, especialistas, jornalistas e membros da sociedade civil que virão ao Brasil por ocasião da conferência.
Em novembro, mês em que ocorrerá a conferência, a oferta de assentos em voos domésticos para Belém terá um aumento de 23,3% em relação ao mesmo período de 2024 — passando de 199.339 para 245.751 assentos. O número de voos nacionais também crescerá: de 1.174 para 1.395 operações, um acréscimo de 19%.
No cenário internacional, a conectividade aérea também será ampliada, com a elevação de 22 para 31 voos e o aumento no número de assentos de 3.888 para 5.610 — uma alta de 44%.
Portal Catve.com com informações da Imprensa Estrangeira TV, Ministério do Turismo e Agência Brasil.
Por Ana Bonini supervisão Alexandra Oliveira | Portal Catve com informações Imprensa Estrangeira
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642