Cotidiano

Novas tentativas do golpe do advogado continuam sendo registradas em Cascavel

Criminosos usam dados de processos judiciais para enganar vítimas


Imagem de Capa

Catve

Novas tentativas do chamado Golpe do Advogado continuam sendo registradas e fazendo vítimas. Por isso, a OAB Cascavel reforça o alerta para conscientizar profissionais e população em relação a abordagem dos criminosos.

O assunto não é novo, mas a OAB continua recebendo denúncias de golpes aplicados por criminosos que se passam por advogados.

Várias ações estão sendo realizadas para reforçar a conscientização da sociedade e a orientação aos profissionais, para tentar coibir esse tipo de crime.

Segundo Anderlei Kerchener, Presidente da Comissão de Direito Penal Econômico da OAB de Cascavel, a primeira atitude necessária é não se deixar tomar por um estado emocional de euforia.

A orientação é fazer contato imediato com o advogado e verificar todas as informações.

Como funciona o golpe

Estelionatários aprimoram diariamente os mecanismos para convencer vítimas, se passando por advogados. A prática envolve, principalmente, abordagens por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais, utilizando indevidamente nomes, fotos e até mesmo informações extraídas de processos judiciais, que são públicas.

Com esses dados reais em mãos, os golpistas tentam convencer vítimas a realizar pagamentos via PIX com a justificativa de liberação de valores judiciais. E muitos continuam acreditando e, consequentemente, sofrendo prejuízos financeiros.

"Às vezes, o cliente já recebeu o valor da ação, mas ainda assim acredita que há outro pagamento pendente, quando, na verdade, o processo já foi encerrado. Mas nenhum valor legítimo surge de surpresa ou vem de forma tão fácil", alerta o advogado Leandro Moratelli, diretor de Prerrogativas da OAB Cascavel.

Ele também chama atenção para o aumento de tentativas de golpe envolvendo precatórios, especialmente pela proximidade dos pagamentos. "É preciso cautela por parte da população e conscientização dos advogados. O combate é em duas frentes", reforça.

Caso de polícia

Em âmbito estadual, a OAB Paraná está colaborando com investigações da Polícia Civil, reportando tentativas de golpe envolvendo clientes e advogados. Mais de 1,2 mil denúncias já foram registradas no Estado.

Além disso, a OAB tem atuado para reforçar a segurança no sistema de Justiça. Recentemente, representantes da Seccional reuniram-se com a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Jurema Carolina da Silveira Gomes, para debater ajustes no sistema Projudi e nas rotinas de identificação em audiências virtuais.

Foram discutidas também melhorias no sistema de captcha, a gravação da etapa de identificação do advogado nas audiências por videoconferência e a preservação do sigilo nas conversas privadas entre advogado e cliente.

Campanha nacional

Diante do avanço do golpe em todo o Brasil, a OAB Nacional criou a plataforma de verificação ConfirmADV. A ferramenta permite que qualquer cidadão confirme rapidamente se está, de fato, em contato com um advogado inscrito na Ordem. A consulta é simples.

Basta inserir o número da OAB, o estado de registro e o e-mail informado pelo suposto advogado. Uma solicitação é enviada automaticamente ao profissional, que tem até cinco minutos para confirmar a identidade. Caso o prazo expire, tanto o cliente quanto o advogado são notificados de que a verificação não foi concluída.

Também está disponível um canal online exclusivo para denúncias de tentativas de golpe ou pagamentos indevidos. As denúncias são encaminhadas diretamente à seccional correspondente para apuração.

Dicas práticas para evitar o golpe

  • Confirme, de preferência presencialmente, se o advogado ou escritório realmente está solicitando valores;
  • Não efetue pagamentos sem ter certeza da identidade do advogado;
  • Verifique a chave PIX e a titularidade antes de qualquer transferência;
  • Confira se o nome do advogado é o mesmo da contratação original;
  • Desconfie de DDDs ou contatos fora da região de atuação do profissional;
  • Reforce os alertas com familiares idosos ou com dificuldades em meios digitais.

Reportagem Patrícia Cabral | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano