Imagem: Assessoria
A OAB Cascavel voltou a alertar a população sobre o golpe do falso advogado, que continua fazendo vítimas na cidade. Apesar de não ser novo, o golpe ganhou força em 2025, com criminosos utilizando nomes reais, fotos e até dados extraídos de processos públicos para convencer pessoas a fazerem pagamentos indevidos.
"Este trabalho é essencial para fortalecer o combate à criminalidade, protegendo tanto a advocacia quanto os cidadãos que buscam os serviços jurídicos com confiança", reforça a presidente da OAB Cascavel, Silvia Regina Mascarello Massaro.
Silvia lembra que o golpe não é novo e, este ano, ganhou força em todo o País. Diante do aumento de denúncias, a OAB Cascavel tem orientado advogados sobre o uso seguro de senhas e tokens, além de reforçar a importância de uma comunicação clara com os clientes.
"O cidadão precisa ser alertado de que nada tem urgência como os golpistas fazem parecer. Não se paga para receber, não se deposita sem confirmar. Todo valor legítimo tem prazo e trâmite. O golpista sempre dá sinais e, é nesse momento, que precisa estar atento para não ser enganado", complementa Silvia.
Como funciona o golpe
Estelionatários aprimoram diariamente os mecanismos para convencer vítimas, se passando por advogados. A prática envolve, principalmente, abordagens por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais, utilizando indevidamente nomes, fotos e até mesmo informações extraídas de processos judiciais, que são públicas.
Com esses dados reais em mãos, os golpistas tentam convencer vítimas a realizar pagamentos via PIX com a justificativa de liberação de valores judiciais. E muitos continuam acreditando e, consequentemente, sofrendo prejuízos financeiros.
"Às vezes, o cliente já recebeu o valor da ação, mas ainda assim acredita que há outro pagamento pendente, quando, na verdade, o processo já foi encerrado. Mas nenhum valor legítimo surge de surpresa ou vem de forma tão fácil", alerta o advogado Leandro Moratelli, diretor de Prerrogativas da OAB Cascavel.
Ele também chama atenção para o aumento de tentativas de golpe envolvendo precatórios, especialmente pela proximidade dos pagamentos. "É preciso cautela por parte da população e conscientização dos advogados. O combate é em duas frentes", reforça.
Caso de polícia
Em âmbito estadual, a OAB Paraná está colaborando com investigações da Polícia Civil, reportando tentativas de golpe envolvendo clientes e advogados. Mais de 1,2 mil denúncias já foram registradas no Estado.
Além disso, a OAB tem atuado para reforçar a segurança no sistema de Justiça. Recentemente, representantes da Seccional reuniram-se com a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Jurema Carolina da Silveira Gomes, para debater ajustes no sistema Projudi e nas rotinas de identificação em audiências virtuais.
Foram discutidas também melhorias no sistema de captcha, a gravação da etapa de identificação do advogado nas audiências por videoconferência e a preservação do sigilo nas conversas privadas entre advogado e cliente.
Campanha nacional
Diante do avanço do golpe em todo o Brasil, a OAB Nacional criou a plataforma de verificação ConfirmADV. A ferramenta permite que qualquer cidadão confirme rapidamente se está, de fato, em contato com um advogado inscrito na Ordem. A consulta é simples.
Basta inserir o número da OAB, o estado de registro e o e-mail informado pelo suposto advogado. Uma solicitação é enviada automaticamente ao profissional, que tem até cinco minutos para confirmar a identidade. Caso o prazo expire, tanto o cliente quanto o advogado são notificados de que a verificação não foi concluída.
Também está disponível um canal online exclusivo para denúncias de tentativas de golpe ou pagamentos indevidos. As denúncias são encaminhadas diretamente à seccional correspondente para apuração.
Dicas práticas para evitar o golpe
OAB Cascavel | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642