Cotidiano

Terremoto de 8,7 graus próximo à Rússia gera alerta de tsunami e evacuação em Fukushima

A região do epicentro é conhecida por sua intensa atividade sísmica


Imagem de Capa

Foto: NOAA

Um forte terremoto de magnitude 8,7 atingiu a costa leste da Rússia nesta quarta-feira (30), provocando alertas de tsunami em diversos países banhados pelo Oceano Pacífico. O epicentro foi registrado próximo à península de Kamchatka, a cerca de 136 km da cidade de Petropavlovsk-Kamchatskiy, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Como medida de segurança, os funcionários da usina nuclear de Fukushima, no Japão, foram evacuados. A TEPCO, empresa responsável pela operação da planta, informou que não houve registros de anomalias no local, mas a ação foi tomada como precaução. A usina foi desativada após o desastre de 2011, quando um tsunami causou graves danos à estrutura.

O tremor também gerou ondas em diferentes partes do Pacífico. O Centro de Alerta de Tsunamis dos EUA emitiu avisos para regiões como Equador, Chile, Havaí e Alasca, com possibilidade de ondas de até três metros em algumas áreas. No Japão, a primeira onda registrada teve 30 cm, mas autoridades alertaram que as próximas poderiam ser maiores.

Na Rússia, o governador de Kamchatka pediu que a população evitasse áreas costeiras. Relatos locais indicam que algumas pessoas ficaram feridas e que uma cidade nas ilhas Curilas foi atingida por uma inundação. O terremoto ainda foi seguido por ao menos seis réplicas, duas delas acima de 6,0 de magnitude.

A região do epicentro é conhecida por sua intensa atividade sísmica, devido ao encontro das placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte.

Antonio Mendonça/ Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano