Foto: Divulgação | Governo Federal
Mais de 30 milhões de brasileiros já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Segundo a pasta, o documento é mais seguro, contribui para a redução de fraudes, aprimora os cadastros administrativos e permite a oferta de serviços mais eficientes à população. Além disso, a CIN utiliza um número único válido em todo o país: o CPF.
Jovens entre 15 e 19 anos foram os que mais emitiram a nova carteira, com mais de 3,3 milhões de registros. Crianças de zero a quatro anos aparecem com quase 2 milhões de emissões. Para menores de 12 anos, a validade do documento é de cinco anos, período em que ocorrem mudanças na biometria, o que pode afetar a identificação.
Entre 12 e 60 anos incompletos, a validade passa a ser de 10 anos. A partir dos 60 anos, o documento tem validade indeterminada.
Uma das novidades da CIN é o aplicativo para verificação do QR Code, que protege cidadãos em caso de perda do documento. Por meio dele, é possível escanear o código da versão física ou digital da carteira e verificar sua validade, além de sinalizar a necessidade da checagem.
Vale lembrar que, por enquanto, o Registro Geral (RG) emitido pelos estados continua válido. No entanto, conforme estabelece a Lei nº 14.534, de 11 de janeiro de 2023, a CIN será o único documento de identidade aceito no país a partir de 2032.
A nova carteira também reforça a segurança da conta GOV.BR, usada para acessar serviços digitais do governo federal, dos estados e municípios, como o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
A emissão do documento pode ser agendada nos Institutos de Identificação dos estados e do Distrito Federal. A primeira via da CIN é gratuita e está disponível nos formatos digital e físico, em papel ou cartão. Para a emissão, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento.
Cultura
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642