Nesta terça-feira (29), a CPI que investiga casos de abuso em Cmeis de Cascavel colheu os depoimentos da ex-coordenadora, da ex-diretora da unidade do bairro Canadá e da atual diretora, que falou sobre a mais recente atuação do agente de apoio na instituição.
Os dois primeiros depoimentos foram das professoras que exerciam funções de gestão no Cmei Vicentina Guiço. Marcicleia Aparecida Rosa, que atuava como coordenadora pedagógica, e a diretora Aline Moraes confirmaram que a Secretaria de Educação informou que o agente de apoio estava, sim, sendo investigado por abuso contra uma criança na unidade do bairro Interlagos.
Uma foto tirada pelo agente e enviada para um grupo de WhatsApp, onde estavam os pais das crianças na época em que ele trabalhava no Cmei do Canadá, está em posse dos membros da CPI. A imagem mostra o servidor tocando a perna de uma criança.
A ex-diretora relatou que não havia como dispensar o agente de apoio, que na época era apenas suspeito do crime, pois a unidade não contava com servidores suficientes. A coordenadora pedagógica destacou que o agente de apoio jamais ficava sozinho com as crianças.
"Ele fazia o mesmo horário que os professores educação infantil porque ele cobria hora atividade né e na sala onde ele cobria tinha dois professores e mais dois agentes de apoio então um professor saía fazer uma atividade esse agente de apoio entrava e ficava com o outro professor e os outros agentes de apoio dentro da sala", explica a coordenadora Genaína Capellte.
A atual diretora comentou que, quando surge alguma denúncia, o protocolo seguido é o encaminhamento imediato para a Secretaria Municipal de Educação.
Além da falta de servidores, um ponto que chamou bastante atenção dos membros da CPI, desde a primeira oitiva, é o desaparecimento de atas, avaliações e registros de desempenho do agente de apoio.
Na próxima sexta-feira (1º), a partir das 14h, uma nova rodada de depoimentos está programada.
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642