Cotidiano

Idosa de 79 anos espera há 11 dias por cirurgia no Hospital Universitário

Família denuncia jejum prolongado e falta de previsão para procedimento


Imagem de Capa

Idosa de 79 anos está internada há 11 dias no Hospital Universitário de Cascavel após sofrer uma queda e fraturar a perna. A família dela reclama da demora para a realização da cirurgia e da rotina de jejum prolongado a que a paciente vem sendo submetida.

Segundo a neta, a idosa já entrou em jejum sete vezes durante esse período, sempre com a informação de que o procedimento seria feito, mas sem que a cirurgia fosse realizada. "Ela fica horas sem comer, sem poder tomar água, e no fim do dia falam que não vai ter cirurgia", desabafa.

Ainda de acordo com o relato, a paciente também precisa de leito de UTI, pois passou recentemente por uma cirurgia cardíaca. Em um dos dias, chegou a ser levada para a UTI, mas foi devolvida ao quarto sem passar pelo procedimento.

"Ela sente dor, está ficando fraca, perdeu peso. Nós não queremos privilégios, só que tenham consciência. Ela não pode continuar esperando desse jeito, jejuando à toa", afirma a neta. A família também relata cansaço com os revezamentos no acompanhamento da paciente, já que são apenas três filhas que se dividem entre o cuidado e o trabalho.

Segundo os familiares, o hospital teria informado que a demora se deve à falta de vagas e à demanda por causa de acidentados. A família diz entender a situação do sistema de saúde, mas cobra atenção e agilidade. "Ela está há 11 dias no hospital, tomando só dipirona."

A Catve entrou em contato com o Hospital Universitário que enviou nota oficial sobre o caso. Confira: 

"A paciente em questão é idosa e precisa de todo aparato de UTI para o pós-cirúrgico e as 03 vezes que ela foi preparada para realizar, no momento da cirurgia os leitos de UTI estavam ocupados, o que imediatamente, visando a segurança da própria paciente, impossibilita a continuidade.

O HUOP reitera que a paciente segue recebendo todo o atendimento necessário, até que a cirurgia seja realizada, isso irá acontecer no momento que seja liberado um leito de UTI, fundamental para que ela receba as condições seguras para a recuperação."

Diego Hellstrom/Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano