Cotidiano

Audiência pública vai apresentar projeto "Território Verde" à população de Cascavel

Reunião no dia 8 de agosto detalhará a primeira fase da revitalização do Lago Municipal e entorno


Imagem de Capa

A tão esperada revitalização do Lago Municipal de Cascavel começa a sair do papel. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente convocou uma audiência pública para apresentar à população o projeto "Território Verde", que propõe reformular e modernizar o principal espaço de lazer da cidade. A reunião está marcada para o dia 8 de agosto, às 18h, no auditório da Prefeitura.

O Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC) acompanha todo o processo. "Lá nós vamos mostrar o projeto à população, esclarecer dúvidas e cumprir uma das etapas necessárias para a obtenção da licença ambiental da obra", explica Vinicius Boza, presidente do IPC.

A audiência pública é uma exigência do Instituto Água e Terra (IAT) para o licenciamento ambiental. O IAT também solicitou a anuência do Exército, já requerida, e a apresentação do projeto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, que já foi realizada.

A planta da primeira fase contempla a criação do Parque Municipal Palugoski, com áreas de sombra, portais de entrada, tótens informativos, praça de luzes, passarela metálica, pista de caminhada em concreto, ciclovia, revitalização do calçadão da Avenida Rocha Pombo, novos chafarizes, iluminação moderna, paisagismo e arborização com mais de 1.300 mudas, além da instalação de novas cercas.

"A primeira fase dará uma nova identidade visual ao parque, com elementos como portais e tótens, além de áreas de sombra. Haverá também uma segunda pista de caminhada, muito solicitada por quem frequenta o lago. A Avenida Rocha Pombo será transformada em um verdadeiro calçadão, com novo piso e iluminação especial", destaca o engenheiro Jefferson Maciel.

Um ponto importante do projeto é o reforço na segurança: nesta etapa inicial, serão instaladas 74 câmeras de monitoramento em todo o entorno do lago. "Queremos transformar aquele espaço em um verdadeiro cartão-postal de Cascavel, como ele merece ser tratado", afirma Maciel.

Atualmente, o projeto está na fase de análise da documentação de habilitação da terceira colocada no processo licitatório: a empresa PGC Engenharia de Obras Ltda, de Curitiba. O investimento previsto é de quase R$ 14,5 milhões.

A licitação da primeira fase havia sido aberta em 2024, mas foi suspensa meses depois. Reaberta com novos participantes, teve como primeira vencedora a empresa Marciano Guaripuna de Lima, de Braganey, por pouco mais de R$ 13 milhões — desclassificada posteriormente por irregularidades na documentação. A segunda colocada, de São Paulo, também foi desclassificada no início de 2025.

O projeto "Território Verde" prevê ainda outras etapas: a segunda e a terceira fases contemplam o entorno da bacia do Rio Cascavel e a revitalização completa da barragem na Avenida Rocha Pombo.

Confira detalhes no vídeo acima:


Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano