Incêndios em vegetação continuam mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros em todo o Paraná. Só em Cascavel, 50 ocorrências foram atendidas apenas no mês de julho de 2025 — seis delas nesta quarta-feira (23).
Um dos casos foi registrado no bairro Santo Inácio, onde uma área de vegetação foi completamente tomada pelas chamas. O incêndio atingiu uma mata na Rua Tranquilo Noro, próximo a dois condomínios. De longe era possível ver o fogo, que destruiu quase toda a área. Segundo os bombeiros, havia três focos de incêndio no local.
Para controlar as chamas, foram mobilizados dois caminhões, uma caminhonete e oito bombeiros. Cerca de 3 mil litros de água foram utilizados na ação. Ninguém ficou ferido.
As queimadas se multiplicaram nas últimas semanas. Entre o último sábado (19) e esta quinta-feira (24), foram 21 registros só em Cascavel. O tempo seco, a baixa umidade do ar e o acúmulo de material inflamável favorecem esse tipo de ocorrência — mas, em sua maioria, os incêndios são causados por ação humana. E vale lembrar: provocar queimadas é crime.
Um caso flagrante foi registrado por câmeras de segurança. Uma mulher caminha por uma rua ao lado de um terreno baldio, próximo à marginal da BR-467. Em determinado momento, ela volta, entra na vegetação seca, se abaixa e ateia fogo. Moradores tentaram conter as chamas até a chegada dos bombeiros.
Outros focos de incêndio também foram registrados nos bairros Jardim Veredas, Floresta e Periolo. No Veredas, moradores usaram trator e mangueiras para tentar apagar o fogo.
A chuva que chegou nesta quinta-feira (24) ajudou a aliviar os dias secos e quentes — e deve refletir também na redução das ocorrências.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Patrícia Cabral | Jornal da Catve