Cotidiano

Justiça determina a devolução de sete mil livros de inglês da rede municipal de Foz do Iguaçu

Material foi retirado com a justificativa de uma tirinha envolvendo diálogo entre duas meninas


Imagem de Capa

A Justiça determinou, nesta quinta-feira (24), a devolução de sete mil livros de inglês aos alunos da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu. Os exemplares foram retirados da sala de aula com a justificativa de uma tirinha envolvendo o diálogo entre duas meninas.

Os livros são utilizados pelos alunos do 4º ao 5º anos, e foram retirados em junho de 2025 sob a determinação por um memorando, alegando que o material está em desacordo com as diretrizes da atual administração.

O Sindicato dos Professores entrou com uma ação civil pública pedindo para que a Justiça determine a devolução dos livros. Agora, a Prefeitura de Foz do Iguaçu tem um prazo de dez dias para realizar a devolução dos livros, e caso não faça, uma multa de R$ 10 mil será aplicada para a secretária municipal de educação.

O livro tem mais de 200 páginas e a tirinha da página 35 foi a causa da retirada, onde aparece o diálogo entre duas amigas, onde dizem que se amam mas no contexto do famoso "Valentine's day". A tirinha foi motivo de reclamação de diversos pais.

A data no Brasil é vista como dia dos namorados, mas nos Estados Unidos é considerada como celebração do amor universal. Os alunos tinham como atividade, escrever uma carta para o colega de turma expressando a admiração e praticar o vocabulário inglês.

Em nota, a Prefeitura de Foz do Iguaçu reafirma que o livro está em desacordo com as diretrizes da atual administração municipal e informou que até o momento não foi notificada da determinação da Justiça, e quando isso acontecer, irão responder nos autos do processo.

Confira os detalhes no vídeo:


Reportagem por Renan Gouvêa | Jornal da Catve

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano