Cotidiano

Encontro em Curitiba debate fortalecimento de micro e pequenas empresas no Paraná

Evento discute políticas públicas, acesso a crédito e inovação no setor


Imagem de Capa

Micro e pequenas empresas do Paraná contam com um espaço exclusivo para discutir políticas públicas e melhorias para o setor: é o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

"O evento é recorrente, acontece quase que mensalmente. É um momento em que a FAMPEPAR, que é a Federação Paranaense das Micro e Pequenas Empresas, congrega e convida todas as associações. Funciona como um guarda-chuva: nós, das associações do interior do Estado, participamos para ouvir, aprender e também contribuir com os trabalhos realizados em cada associação", explica Sônia Xavier, vice-presidente da FAMPEPAR e presidente da AMIC.

Um dos principais objetivos do encontro realizado nesta terça-feira (22) foi discutir estratégias para fortalecer as micro e pequenas empresas paranaenses.

"Precisamos de ferramentas no dia a dia para levar essa mensagem de otimismo, mostrar que é possível realizar, que existem parcerias, que o empresário não está sozinho e que nós estamos aqui para colaborar. Essa é a principal função: buscar conhecimento e repassar à base, onde estamos atuando", completa Sônia.

Ativo há 16 anos no Estado, o Fórum reúne representantes do governo e de entidades ligadas ao empreendedorismo.

"Aqui se discute como melhorar as condições para compras públicas ou vendas do pequeno para o governo, acesso a crédito, inovação, tecnologia, enfim, tudo que possa facilitar a vida do empresário da micro e pequena empresa", destaca Ercílio Santinoni, presidente da FAMPEPAR.

O trabalho é desenvolvido por meio dos 24 comitês territoriais espalhados pelo Paraná.

"Discutimos e definimos a criação de uma lei que institui uma política estadual de desenvolvimento da micro e pequena empresa. Isso nos permitirá acompanhar os indicadores de desenvolvimento e estabelecer metas conjuntas entre governo e municípios. Por exemplo, determinar que, neste ano, precisamos melhorar uma ou duas atividades e monitorar se estamos alcançando esses resultados", finaliza o presidente.

Confira detalhes no vídeo acima:


Reportagem de Ana Reimann | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano