Cotidiano

Temperaturas sobem no Paraná e chuva deve voltar após mais de 20 dias de estiagem

Apenas no Oeste e Sudoeste há possibilidade de incidência de raios, mas sem um acumulado expressivo de chuva


Imagem de Capa

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

As temperaturas no Paraná têm subido gradativamente na última semana. Conforme o Simepar, até as 13h desta quarta-feira (23), os termômetros registravam entre 18°C e 29°C em todo o Estado. A combinação de calor e aumento da umidade deve formar áreas de instabilidade nesta quinta-feira (24), trazendo chuva para regiões que não registram precipitação há mais de 20 dias.

Diferente das frentes frias que atuaram durante o inverno, a previsão é de chuva fraca a moderada na metade sul do Paraná, do extremo Oeste ao Leste, incluindo parte do sul da região Noroeste. Apenas no Oeste e Sudoeste há possibilidade de raios, mas sem acumulados significativos.

Não há previsão de temporais. As temperaturas devem ficar mais amenas no período da tarde. Na sexta-feira (25), pode ocorrer chuva ocasional na madrugada, mas o dia será seco e com temperatura em elevação. No sábado (26), o tempo permanece firme, com possibilidade de instabilidade retornando no domingo (27) para todas as regiões.

Segundo Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, "o ar quente e úmido vem da região Amazônica, passando pelo Centro-Oeste em direção ao Sul do país, mas não atua de maneira uniforme, por isso não teremos chuvas persistentes".

Alívio para municípios após longo período sem chuva

Diversos municípios paranaenses estavam sem chuva entre 20 e 24 dias, após um junho com chuvas acima da média e um julho com pouco ou nenhum registro.

Em Guaíra, por exemplo, não choveu desde o final de junho, totalizando um acumulado de 114,8 mm em junho, acima da média histórica de 78,7 mm. Já em julho, a média esperada é de 57,6 mm, mas ainda não houve precipitação.

Situação semelhante foi registrada em cidades como Jaguariaíva, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa, Londrina, Apucarana e Maringá, que apresentam índices de chuva inferiores à média histórica para julho e longos períodos sem precipitação.

No Norte do Estado, a previsão indica que a chuva não deve retornar até sexta-feira.

De acordo com Kneib, "em julho já é comum registrarmos vários dias sem chuva e o volume mensal ser atingido em poucos episódios. Em 2025, um bloqueio atmosférico no Sul da América do Sul impediu a formação de frentes frias na região, favorecendo a atuação de massas de ar seco".

AEN/PR

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano