É tempo de férias, e as crianças aproveitam para brincar dentro e fora de casa. Mas, se muitos pais se preocupam com os riscos na rua ou no parquinho, o perigo pode estar bem mais perto do que se imagina: dentro do próprio lar.
Antônio tem dois anos e está naquela fase de não parar quieto. Tudo é motivo de curiosidade, inclusive as tomadas, que chamam a atenção dele e de tantas outras crianças. O alerta é da Copel, que reforça a importância da prevenção neste período de recesso escolar.
"É preciso lembrar que segurança deve ser sempre a nossa prioridade. As crianças são movidas pela curiosidade, e os dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade mostram que muitos acidentes com choque elétrico acontecem dentro de casa. Com as crianças em férias, cheias de energia, é preciso redobrar a atenção", explica Rodrigo Marcacine Resende, gerente da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho da Copel.
Em casa, a família se desdobra para garantir a segurança de Antônio e do irmão mais velho, João Otávio. O pai, Luciano Brezezinski, que é consultor de vendas, conta que o cuidado com a eletricidade é rotina.
"Aqui em casa a gente se preocupa bastante, até por morarmos em apartamento. Com o Antônio, que é menor, temos atenção com as janelas, para ele não subir. Com relação à eletricidade, usamos protetores nas tomadas e deixamos os celulares carregando em lugares altos, onde eles não possam alcançar. Também não deixamos o João usar o celular enquanto carrega", explica o pai.
Juliana Fernandes Pereira, mãe das crianças e cartorária, reforça o cuidado:
"O Antônio é bem agitado, então a gente tenta deixar tudo fora do alcance dele, principalmente na cozinha. E o João aprendeu assistindo a vídeos que mostram os riscos e os acidentes que podem acontecer com o mau uso da eletricidade, como usar o celular carregando. Hoje ele já sabe que não pode fazer isso."
A Copel reforça que o uso incorreto da rede elétrica pode causar acidentes graves.
"Cabos partidos, sobrecarga em equipamentos, o uso de extensões ou benjamins em excesso, tudo isso pode gerar choque elétrico, que pode ser fatal. Também não se deve usar o celular enquanto ele está carregando. Os números de acidentes desse tipo ainda são altos e assustadores", alerta Rodrigo Marcacine Resende.
A recomendação dos especialistas é que pais e responsáveis conversem com as crianças, adotem protetores de tomadas, evitem o uso de equipamentos perto da água e fiquem atentos à condição da fiação da casa. A prevenção pode evitar acidentes graves durante as férias.
Confira detalhes no vídeo acima.
Reportagem de Ana Reimann | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA