O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) está fazendo inspeções em obras públicas que tiveram custos milionários no Paraná. Cascavel está na lista com três obras vistoriadas, entre elas a Avenida Carlos Gomes. A escolha do TCE-PR está relacionada ao valor investido para realizar a revitalização do local.
A previsão, inicialmente, era de que o serviço durasse 15 meses, mas se estendeu por 20. A revitalização da Avenida teve vários percalços, projetos modificados e, inclusive, algumas partes do projeto foram realizadas e depois houve a necessidade de revisão, por conta da questão prática das obras.
Até o fim do ano serão vistoriadas 64 obras em 39 cidades. A revitalização da Avenida Carlos recebeu um investimento de pouco mais de R$ 53 milhões e está nessa lista do TCE-PR.
"Quanto maior o valor investido na obra, logicamente ela irá aparecer com destaque na nossa seleção. Mas além do valor, nós buscamos dar uma abrangência maior, em termos de regionalização e de tipos de obras" Segundo o auditor de controle externo do TCE-PR, Lincoln Santos de Andrade.
A Coordenadoria de Obras Públicas do TCE-PR fez a vistoria na Avenida Carlos no dia 24 de junho. A fiscalização também inclui a análise de documentos referentes à obra: projetos, licitação e aditivos, por exemplo.
O relatório final sobre a inspeção deve demorar um pouco para ser concluído, até pela quantidade de obras vistoriadas e pelo baixo número de servidores que fazem a fiscalização, apenas quatro. O auditor explica que a vistoria não quer dizer que a obra está mal feita ou que teve superfaturamento.
"Tem as questões de acessibilidade que a gente também verifica. No caso da Avenida Carlos Gomes, a gente buscou olhar calçadas, se tem rampa, sinalização para pessoas com deficiência, entre outros aspectos que olhamos."
Além da Carlos Gomes, outras duas obras de Cascavel foram vistoriadas, uma delas é a de pavimentação de vias em torno do Parque Floresta, e também do EcoPark Santa Felicidade.
O objetivo do TCE-PR, a partir das informações coletadas, é realizar um levantamento para avaliar riscos, custo, cronograma e qualidade das obras selecionadas, para definir aquelas que poderão passar por auditorias.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Deivid Souza | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642