Um novo filhote de onça-pintada foi registrado no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O flagrante, feito por uma das câmeras de monitoramento do projeto Onças do Iguaçu, mostra o filhote ao lado da mãe, uma fêmea conhecida pelos pesquisadores como Anaí.
Essa é a primeira vez que Anaí aparece acompanhada de filhotes. Ela foi identificada pela primeira vez em 2020, mas até agora nunca havia sido vista com cria.
O vídeo foi captado no dia 15 de junho e recuperado recentemente pela equipe do projeto, que atua no monitoramento e na conservação da espécie.
"Mais do que uma boa notícia, isso é um sinal de esperança: cada novo filhote é um lembrete de que a floresta ainda pulsa, vive e resiste", celebrou a equipe do Onças do Iguaçu nas redes sociais.
O sexo do filhote ainda não foi identificado. "Ainda não tivemos o ‘chá revelação’ da ‘crionça’, mas aguardamos ansiosos!", brincaram os pesquisadores.
O nascimento de filhotes na natureza é um forte indicativo de que o ambiente está saudável o suficiente para permitir a reprodução e a sobrevivência de grandes predadores como a onça-pintada — espécie que está ameaçada de extinção na Mata Atlântica.
Diego Hellstrom/Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642