O acidente causado por um curto-circuito provocou a morte de 32 vacas leiteiras em uma propriedade rural de Marechal Cândido Rondon, no distrito de Iguiporã. O incidente aconteceu na linha Flor de Maio e causou um prejuízo estimado em meio milhão de reais.
O produtor rural Edemir Adenor Zeahrsfass, ainda bastante abalado, contou que as vacas estavam no espaço de alimentação quando uma delas encostou em um cabo desencapado. O fio estava em contato com o tratadouro metálico — material que conduz eletricidade — e acabou provocando uma descarga elétrica que atingiu os animais. Todas morreram no local.
Além do valor estimado dos animais, o produtor destaca a perda da produção leiteira, única fonte de renda da família. "A principal qualidade da raça Holandesa é a capacidade de produzir grandes volumes de leite. Perdemos praticamente metade da produção", lamenta.
Os animais foram enterrados na tarde desta terça-feira (8), na própria propriedade, com acompanhamento da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), seguindo todos os protocolos sanitários para evitar a contaminação do solo e do lençol freático.
Para ajudar a família a se reerguer, amigos criaram uma vaquinha online. Quem quiser contribuir pode acessar o link
"Agora é tentar organizar a rotina e seguir em frente", desabafa Edemir.
Reportagem por Wagner Lima | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642