Cotidiano

Projeto quer batizar ciclovia em parque de Curitiba com homenagem ao Oil Man

Curitibano circulava pela capital de bicicleta usando apenas roupas de banho


Imagem de Capa

Está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei que propõe nomear a ciclovia do Parque Bacacheri como "Ciclovia Nelson Rebello - Oil Man". A iniciativa, de autoria do vereador Jasson Goulart (Republicanos), busca homenagear o personagem urbano conhecido por circular de bicicleta usando apenas roupas de banho.

A proposta tem como objetivo reconhecer a contribuição de Nelson Rebello à identidade cultural da capital paranaense. Conhecido como Oil Man, ele se tornou uma figura popular por pedalar pelas ruas de Curitiba vestido com sunga, óculos escuros e o corpo coberto de óleo, especialmente em dias de sol. Nelson Rebello faleceu em março deste ano, aos 64 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória.

Na justificativa da proposta, o autor afirma que Rebello "conquistou o carinho e admiração dos curitibanos" por sua presença constante nas ruas e parques da cidade. "Nelson Rebello transformou sua rotina em um símbolo de liberdade, leveza e irreverência", apresenta o parlamentar.

Para Goulart, o Oil Man "não era apenas uma figura excêntrica, mas alguém que trouxe alegria e espontaneidade ao cotidiano urbano". O vereador ressalta que a homenagem "visa eternizar a memória de uma personalidade marcante da cidade e reconhecer seu impacto afetivo e cultural junto à população".

O projeto foi protocolado no dia 31 de março. Ele já recebeu a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) e o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Curitiba. Caso aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Município.

Confira mais notícias de Curitiba e Região Metropolitana em Nosso Dia.

Nosso Dia

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano