Cotidiano

Brasil assume presidência do MERCOSUL

Uma das prioridades é conduzir as tratativas para concluir os acordos entre o MERCOSUL e a União Europeia


Imagem de Capa

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Ao assumir a presidência pro tempore do MERCOSUL, nesta quinta-feira, 3 de julho, durante a 66ª Cúpula de Chefes de Estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu a dedicar esforços para que o bloco avance na consolidação de uma integração mais ambiciosa e efetiva.

"Vou me dedicar para que a gente possa avançar o máximo que pudermos, para que o MERCOSUL se transforme num grande bloco econômico, político, cultural, científico e tecnológico", afirmou, ao frisar que a presidência brasileira dará continuidade e profundidade às declarações adotadas durante o encontro em Buenos Aires.

Uma das prioridades já verbalizada pelo presidente é conduzir as tratativas para concluir os acordos entre o MERCOSUL e a União Europeia e entre o bloco sul-americano e a EFTA, integrada por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. "Estou confiante de que, até o fim deste ano, assinaremos os acordos com a União Europeia e com a EFTA, criando uma das maiores áreas de livre comércio do mundo".

COMPROMISSO

Lula reconheceu os desafios apontados pelos demais chefes de Estado ao longo da reunião, especialmente em relação à lentidão em processos decisórios do bloco. "Ouvi com atenção as angústias que cada presidente colocou nas suas falas: a falta de rapidez nas decisões, a demora para executar o que muitas vezes já foi acordado. Quero me comprometer com cada um de vocês. Prometo que vou fazer a minha parte", declarou.

INTEGRAÇÃO

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) se consolida como um dos maiores mecanismos de integração regional do mundo. Além de fomentar a paz e a cooperação entre os países, o bloco viabiliza benefícios práticos, como a livre circulação de pessoas, reconhecimento de direitos previdenciários e alinhamento de normas comerciais e sanitárias.

ARTICULAÇÕES

A presidência pro tempore brasileira se estende até o fim de 2025 e, segundo o presidente, será marcada por uma atuação voltada à ampliação das articulações políticas e econômicas com outros países e blocos. Para Lula, o bloco tem plenas condições de assumir protagonismo internacional. "Temos tudo: um povo generoso, conhecimento científico e tecnológico, experiência política. Cabe somente a nós decidir se seremos grandes ou pequenos, porque temos tudo para desempenhar um grande papel na construção de um mundo mais justo e sustentável".

PRIORIDADES BRASILEIRAS

A atuação do Brasil terá cinco pilares fundamentais:

  •  Fortalecimento do comércio entre países do bloco e com parceiros externos
  •  Enfrentamento da mudança do clima e promoção da transição energética
  •  Desenvolvimento tecnológico
  •  Combate ao crime organizado
  •  Promoção dos direitos dos cidadãos do MERCOSUL

Governo do Brasil

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano