A cidade de Guarapuava, na região central do Paraná, deixará de contar com voos comerciais a partir do dia 1º de setembro. A informação foi confirmada pela companhia aérea Azul, que alegou uma série de fatores para a decisão, incluindo o aumento dos custos operacionais, alta do dólar, crise global na cadeia de suprimentos e questões relacionadas à frota e à demanda.
Segundo a empresa, a suspensão faz parte de um processo de reavaliação das operações em suas bases e ajustes de capacidade frente à demanda. Apesar da decisão, a Azul afirma que continua operando em dez cidades paranaenses, com cerca de 50 voos diários, conectando os passageiros aos hubs de Viracopos (SP) e Confins (MG). A empresa informou ainda que prestará assistência aos clientes impactados, conforme prevê a resolução 400 da Anac.
A Prefeitura de Guarapuava lamentou a saída da companhia e atribuiu a medida ao cenário nacional enfrentado pela Azul, que está em processo de recuperação judicial. Em nota, a administração destacou que a decisão não foi motivada por baixa demanda local. Pelo contrário, o município vinha registrando uma taxa de ocupação superior a 60% nos voos, resultado de ações da Prefeitura em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG) e o setor empresarial.
A gestão municipal informou que já está em tratativas com outras companhias aéreas, como Gol e Latam, para tentar manter a conectividade aérea da cidade e garantir a continuidade dos serviços no Aeroporto Tancredo Thomas de Faria, já que a Azul era a única empresa a operar na cidade com voos comerciais.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642