A primeira reunião para organizar o desfile de 7 de Setembro foi realizada nesta segunda-feira (30), no auditório da Prefeitura de Cascavel. Estiveram presentes representantes de entidades civis, públicas e privadas, corporações militares e forças de segurança.
A principal mudança para este ano é o retorno do desfile ao período da manhã, conforme explica Wesley Santos, coordenador do evento:
"Um ponto inicial de mudança foi o horário: ele retorna para o período da manhã. Então, iniciaremos às 8h30 no dia 7 de setembro com os protocolos militares e, pontualmente às 9 horas, começa o desfile."
As inscrições para participar do desfile iniciaram no dia 25 de junho e seguem até 25 de julho. Até o momento, sete entidades e duas fanfarras confirmaram presença, somando cerca de 700 participantes. A meta é reunir aproximadamente 70 entidades, com mais de 10 mil pessoas desfilando.
A programação da Semana da Pátria em Cascavel começa em 1º de setembro, às 9h, no Calçadão da Avenida Brasil, com hasteamento das bandeiras e recepção do fogo simbólico. Além do desfile principal, dois desfiles estão previstos para acontecer na área rural do município, nas comunidades de Rio do Salto e Juvenópolis.
"A programação segue até o dia 6, com atividades nos períodos da manhã e tarde, envolvendo escolas municipais, colégios estaduais, cívico-militares e da rede privada. E, no sábado, levamos o evento às comunidades de Rio do Salto e Juvenópolis, que também realizam seus próprios desfiles, mantendo uma tradição histórica.", completa Wesley.
Um dos destaques mais aguardados é a participação do Exército Brasileiro. As cinco unidades sediadas em Cascavel devem marcar presença, como no ano passado, quando mais de 600 militares e 30 veículos participaram do desfile.
"Vamos estar na Avenida com o nosso desfile militar, representando as cinco unidades, tanto com tropa motorizada quanto mecanizada. É mais uma oportunidade de fortalecer a integração entre o Exército Brasileiro e a sociedade de Cascavel, em comemoração aos 203 anos da nossa independência.", declarou o major José Andrade, chefe da Sessão de Operações da 15ª Brigada de Infantaria.
Confira os detalhes no vídeo acima:
Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642