Cotidiano

Uso de terapia por inteligência artificial preocupa Conselho Federal de Psicologia

Em 2024, mais de 400 mil pessoas foram afastadas do trabalho por problemas de saúde mental


Imagem de Capa

Foto: Freepik

Diante da alta de brasileiros que têm buscado fazer terapia através da inteligência artificial, a prática passou a preocupar psicólogos. Nesta semana, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) criou um grupo de trabalho para analisar e discutir o comportamento, além de alertar sobre os riscos da prática.

Em entrevista ao Jornal da Tarde, o presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho, explica que a procura dá a essas pessoas uma pseudo percepção de estar em um processo psicoterapêutico. "Inteligência artificial não interpreta silêncio; não interpreta desvio de olhar; não interpreta comportamento corporal. E aí, nesse sentido, ela se torna muito limitada."

A busca rápida e gratuita, é reflexo do alto índice de transtornos mentais no Brasil. De acordo com o Ministério da Previdência, em 2024, 440 mil pessoas foram afastadas do trabalho por problemas de saúde mental.

O JT testou a IA como "terapeuta" ao questionar como lidar com o luto e com a ansiedade. Para ambas as perguntas, a plataforma listou algumas práticas de apoio e sugeriu procurar um profissional qualificado para lidar com as queixas. No entanto, frequentemente a última recomendação é ignorada por quem usa o serviço para essa finalidade.

O professor de psicologia clínica da PUC-Rio, Leonardo Martins, comenta que as empresas de chatbots sempre alertam, em seus termos, que não se responsabilizam por suas respostas ou consequências negativas. Ele contrapõe, no entanto, que isso implica em algo sério para os psicólogos: "É exatamente o oposto do que a gente faz". Isso quer dizer que, na prática, os profissionais se responsabilizam por suas respostas e possíveis consequências aos pacientes.

Além da IA ser alimentada pelo conteúdo disponível na internet, que pode estar errado, é comum que ocorra a "alucinação da plataforma": quando ela não sabe uma resposta, é como se inventasse uma a partir de conteúdos parecidos ao que foi exigido pelo usuário. Por isso, ainda é recomendado que a psicoterapia seja feita com um profissional qualificado da área.

Cultura

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano