Cotidiano

Operação Padrão é realizada na Ponte da Amizade; Confira o movimento na aduana

Câmeras ao vivo da CATVE mostram fluxo de veículos na Ponte da Amizade na Aduana


Imagem de Capa

Desde a segunda-feira (21 de maio) Analistas-Tributários e os Auditores Fiscais da Receita Federal realizam em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, a Operação Padrão.

Nas imagens da câmera da CATVE, instalada na aduana, é possível ver o movimento na entrada sentido ao Paraguai, que aparenta estar mais abaixo do que o normal. No local, carros leves começam a chegar e há uma fila de caminhões que realizam o transporte de carga para o país vizinho.


Na quarta-feira (21), a reportagem recebeu um vídeo que mostrava grande número de motociclistas aguardando para passar pela fronteira, devido a operação.


Já na Ponte Internacional da Amizade fluxo de veículos é intenso. Uma fila segue sentido ao Paraguai e duas retornam ao Brasil. Há a presença de veículos leves e pesados.

Conforme informado pelo Sindireceita (Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil), serão intensificados a mobilização para que o governo conclua a negociação salarial com as duas categorias.

A expectativa é de até as ações sigam até a sexta-feira (23) com fiscalizações das operações aduaneiras dos principais pontos da fronteira da região, podendo impactar no fluxo e tempo de liberação de mercadorias.

  • Ponte Internacional da Amizade (fronteira com o Paraguai)
  •  Ponte Internacional Tancredo Neves (fronteira com a Argentina)

Conforme informado, serão mantidas as liberações de produtos perecíveis, medicamentos e demais itens essenciais, com o objetivo de minimizar os efeitos à sociedade e ao setor produtivo.

Em nota, o sindireceita explica o motivo da intensificação do movimento devido a não apresentação de proposta de recomposição das perdas salariais acumuladas desde 2016 e também os sindicatos denunciaram uma política de enfraquecimento institucional da Receita Federal, agravada pela falta crônica de pessoal.

"Em Foz do Iguaçu, não há Analistas-Tributários e Auditores suficientes sequer para suprir a atual demanda, realidade que tende a piorar com a abertura da nova ponte de ligação com o Paraguai, sem previsão de reforço de quadro funcional. Esse cenário compromete a fiscalização aduaneira, a arrecadação tributária e o combate a ilícitos, afetando diretamente o financiamento de políticas públicas e serviços essenciais à população.", afirmou a nota.

Evelyn Antonio | Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano