Cotidiano

Festival de Teatro começa com três espetáculos gratuitos nesta sexta-feira (23) em Cascavel

Apresentações começam às 12h desta sexta-feira (23) no Calçadão da Avenida Brasil


Imagem de Capa

O 36º Festival de Teatro começa a temporada de apresentações às 12h desta sexta-feira (23), com o espetáculo "Os Animais do Zodíaco Chinês", em pleno Calçadão da Avenida Brasil, próximo à Travessa Padre Champagnat. É para toda família curtir junto e prestigiar este evento que há mais de três décadas dá protagonismo aos artistas locais.

Logo após, às 15h, a apresentação será "Em Busca do Tesouro Verde", no palco do Teatro Municipal Sefrin Filho. A apresentação, que é gratuita, só precisa garantir o ingresso por meio do parallela.art.br.

Mais tarde, às 18h, o Palhaço Tico Bonito fecha as atividades cênicas do dia com a peça "Um Grande Show de Bobagens", também no Calçadão da Brasil.

Promovido pela Secretaria de Cultura, todas as apresentações são gratuitas. As atividades ao ar livre, por sua vez, visam levar à arte até o público.

OS ANIMADOS DO ZODÍACO CHINÊS

Baseado na lenda folclórica chinesa, do mesmo nome, a peça "Os animais do Zodíaco Chinês" conta como o líder religioso indiano Siddhartha Gautama Buda decidiu quais animais fariam parte do Zodíaco. Segundo a produção da peça, o objetivo é trazer um conto popular de outro país para despertar o interesse das crianças na rica cultura que temos ao redor do mundo. "Trazer histórias de outras culturas é a oportunidade de trabalhar com a diversidade e a tolerância com pessoas diferentes do seu meio", afirma Aline Fernandes, que encena a peça, que tem a duração de 30 minutos e classificação livre.

Há muito tempo os chineses não tinham nenhum modo para contar os anos. Buda então teve uma ideia para resolver esse problema: pensou ele em deixar um animal representando cada ano. Para escolher quais seriam, Buda fez um banquete convidando todos os animais, mas somente participariam do banquete os que chegassem em primeiro lugar em uma grande corrida na floresta. Como prêmio, cada um receberia um ano com seu nome. "Quais animais será que conseguiram completar a prova?", pergunta Aline. Saiba a resposta na sexta-feira.

EM BUSCA DO TESOURO VERDE

A segunda peça do dia, "Em Busca do Tesouro Verde", encenada pela Associação Centro de Pesquisa Teatral ACPT, também com classificação livre, conta a história de um menino em um futuro distópico, onde a natureza foi eclipsada pela industrialização desenfreada. Ao descobrir uma antiga lenda sobre um arbusto misterioso que pode revitalizar a natureza, ele embarca em uma jornada ao lado de sua companheira, Gaivota, a última de sua espécie. Guiados por princípios da agroecologia, enfrentam desafios que testam sua coragem e determinação. "A peça oferece uma experiência sensorial que convida o público a refletir e agir em prol do meio ambiente", afirma o dramaturgo Marco Techio, da ACPT.

Para ele, "Em Busca do Tesouro Verde é uma aventura agroecológica, uma produção teatral que combina arte e preocupações ambientais de forma única", afirma o autor, que finaliza: "O elenco dá vida a personagens memoráveis que exploram os limites da sustentabilidade e do compromisso com o planeta".

UM GRANDE SHOW DE BOBAGENS

A terceira e última atração do dia, "Um Grande Show de Bobagens", escrita e encenada pelo Palhaço Tico Bonito, do Circo e Teatro Éramos Três, dura 50 minutos e mistura humor, poesia e crítica social em uma apresentação interativa onde Tico convida a plateia a embarcar em uma divertida jornada onde balões ganham vida e se transformam em personagens inusitados.

Durante o show, Tico revela seu sonho de ser um grande astro do rock e constrói um espetáculo musical com elementos visuais e sonoros. O clímax da peça acontece quando ele realiza seu tão desejado show de rock, culminando em uma performance impactante onde sua cabeça se transforma em um enorme balão "Uma metáfora irreverente para o 'rock and roll cabeção': um rock inteligente, crítico e cheio de personalidade", explica o ator e dramaturgo Tico Bonito, cuja obra em classificação livre.

Com linguagem acessível e estética popular, Um Grande Show de Bobagens convida o público de todas as idades a rir, refletir e se encantar com a arte da palhaçaria, uma maneira divertida de fechar a programação cênica do dia.

Programação completa

23/05

  • 12h - Os Animais do Zodíaco Chinês - Calçadão
  • 15h - Em Busca do Tesouro Verde - Teatro Sefrin Filho - Infantil
  • 18h - Um Grande Show de Bobagens - Calçadão
  • 19h - Mesa-redonda História do Teatro de Cascavel - C. C. Gilberto Mayer

24/05

  • 19h30 - Cerimônia de Abertura - Teatro Sefrin Filho
  • 20h - Musical Mamma Mia - Teatro Sefrin Filho - Público Adulto

25/05

  • 16h - A Princesa Isabela e o Pirata Abobaldo - Lago Municipal
  • 18h30 - Na Casa da Sogra - Teatro Sefrin Filho - Público Adulto

26/05

  • 12h - História de Monstros Nada Monstruosas - Calçadão
  • 18h30 - Início da Oficina Técnica de Som (até 30/05) - Sala de Artes do Teatro Sefrin Filho

27/05

  • 12h - Raposão - Histórias e Lendas - Calçadão

28/05

  • 12h - Contação de Histórias da Margarida Friorenta - Calçadão
  • 15h - Sobre Dragões e Bolhas de Sabão- Teatro Sefrin Filho - Infantil

29/05

  • 15h - Histórias de Todo Mundo - Teatro Sefrin Filho - Infantil
  • 18h - Portais: Tudo ou Nada? - Calçadão
  • 20h - Carminha Canta João Lopes e Outros Rocks - C. C. Gilberto Mayer

30/05

  • 15h - A Festa da Bruxa - Teatro Sefrin Filho - Infantil

31/05

  • 17h - Palco Aberto - Teatro Sefrin Filho
  • 19h30 - Stand Up Vô Emílio - Teatro Sefrin Filho

01/06

  • 18h - Encerramento e Certificação - Teatro Sefrin Filho
  • 18h30 - A Sapateira Prodigiosa - Teatro Sefrin Filho

Secom

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano