Situações de vandalismo envolvendo canos de fios tem preocupado muitos moradores do bairro Maria Luiza, região Sul de Cascavel. Criminosos cortaram cabos de telefonia e fibra ótica, deixando tudo espalhado pelas calçadas. Todas as empresas que operam com os sistemas na região foram afetadas.
Câmeras de monitoramento flagraram parte da ação. Os homens utilizavam uma motocicleta e uma carretinha com equipamentos. Escolas, hotéis e residências ficaram sem conexão. Apenas uma empresa precisou substituir 200 metros de cabeamento.
Na noite de domingo (18), três rapazes que estavam em bicicletas cortaram cabos de fibra óptica de seis provedores no bairro Pacaembu.
Câmeras de segurança registraram a ação, mas a iluminação precária dificultou a identificação dos suspeitos. Apesar do vandalismo, nada foi levado. Cerca de 40 pontos de atendimento público foram afetados. Uma das empresas estima um prejuízo de R$ 7 mil.
No cruzamento da rua Pernambuco e Jorge Lacerda, um cabo de telefonia está caído na pista. Segundo relatos de moradores, a situação já dura cerca de 15 dias.
Por meio de nota, os representantes da Copel informaram que "a responsabilidade sobre a manutenção da fiação telefônica dentro dos padrões é das operadoras, como determina a legislação federal que rege o tema, em resoluções conjuntas das agências Aneel e Anatel. Em situações de risco, como o encaminhado pela reportagem, não se deve tocar na fiação caída, e a Copel deve ser acionada pelo telefone 0800 51 00 116. Uma equipe da companhia irá até o local para garantir a condição da via".
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642