Uma nova frente fria começou a se formar nesta terça-feira (20) e deve avançar pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul ao longo da semana. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o sistema traz previsão de tempestades e queda nas temperaturas máximas em diversas regiões paranaenses.
As chuvas mais intensas devem atingir principalmente o Sul do Paraná entre quarta (21) e quinta-feira (22), com acumulados previstos entre 40 mm e 70 mm no Oeste, Sudoeste e Litoral. Já nas regiões Norte e Noroeste, a previsão é de pancadas isoladas e com menor volume.
Além da chuva, a frente fria também derruba as temperaturas à tarde. "A partir de quinta-feira, as máximas tendem a diminuir. As tardes serão mais frescas, enquanto as mínimas, registradas ao amanhecer, seguem estáveis", explica o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar.
No fim de semana, a frente fria se afasta, e o tempo volta a ficar mais firme na maior parte do estado, com exceção do Litoral, que pode ter garoa ocasional. As temperaturas ficam amenas no Centro-Sul e Leste, mas o calor persiste nas regiões Norte e Oeste.
Algumas cidades continuam registrando temperaturas bem acima da média histórica para maio. Maringá está 2,3°C acima da média do mês; Toledo, 4,9°C; São Miguel do Iguaçu, 3,5°C; e Santa Helena, 3°C.
Alerta do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 98 municípios do Paraná. O aviso vale até as 10h desta quarta-feira (21) e abrange áreas do Sudoeste, Sudeste, Centro-Sul e a Região Metropolitana de Curitiba.
O alerta prevê chuvas de até 50 mm e ventos que podem chegar a 60 km/h. Há risco baixo de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
O Grupo Catve de Comunicação oferece um serviço exclusivo e de grande relevância pública: um moderno sistema de câmeras ao vivo que transmite o que acontece, em tempo real. Pelo Catve.com, você acompanha tudo com apenas alguns cliques — direto do celular ou computador.
De Foz do Iguaçu a Londrina, de Cascavel a Guaíra, as câmeras estão posicionadas em pontos estratégicos, permitindo que motoristas, moradores e viajantes monitorem as condições do trânsito e tomem decisões mais seguras e informadas antes de sair de casa.
Destaques do nosso sistema:
Cidades como Toledo, Marechal Cândido Rondon e Londrina
Também contam com monitoramento ao vivo, reforçando o compromisso da Catve com a mobilidade e a segurança.
Muito além do trânsito
As câmeras da Catve não só auxiliam no dia a dia, como também registram momentos surpreendentes:
Em Cascavel, o público acompanha também os belíssimos nascer e pôr do sol, tornando nossas transmissões ao vivo uma janela permanente para o céu da cidade.
Acesse agora
Fique por dentro do que acontece na sua cidade. Acesse Catve.com e veja tudo ao vivo — com qualidade, agilidade e compromisso com a informação.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642