Portal Agro

Paraná finaliza descarte de 10 milhões de ovos após rastreamento ligado à gripe aviária

A eliminação começou na sexta-feira e deve ser concluída nesta segunda


Imagem de Capa

Foto: Imagem ilustrativa/ Catve

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), determinou a eliminação de mais de 10 milhões de ovos de incubação como medida preventiva contra a gripe aviária. A ação segue o Plano Nacional de Contingência da Influenza Aviária, apesar de não haver casos registrados da doença no estado.

A medida foi adotada após o rastreamento de uma carga de ovos oriundos do Rio Grande do Sul, estado que registrou focos da doença. Doze mil unidades chegaram a um incubatório paranaense e, por precaução, a Adapar recomendou a destruição de todos os ovos presentes no local — ao todo, 10.163.130 unidades.

A eliminação começou na sexta-feira e deve ser concluída nesta segunda. Estados como Minas Gerais e o próprio Rio Grande do Sul também adotaram ações semelhantes.

De acordo com a Adapar, não há evidências de que os ovos estivessem contaminados com o vírus da Influenza Aviária. No entanto, a decisão segue os protocolos sanitários para evitar qualquer risco de disseminação da doença, reforçando o compromisso do Paraná com a sanidade agropecuária.

O estado é o maior produtor e exportador de carne de frango do país, e mantém um sistema rigoroso de controle e rastreabilidade, com 131 escritórios locais, 33 postos em divisas estaduais e apoio das prefeituras e sindicatos rurais nos 399 municípios.

A Adapar também publicou uma nota técnica com recomendações aos produtores, incluindo reforço nas barreiras físicas das granjas, controle rigoroso de acesso e desinfecção de calçados, roupas e veículos. O documento ainda esclarece que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos inspecionados, que continuam seguros para o consumo.

A agência segue em alerta e atuando de forma rigorosa para preservar a biosseguridade e proteger os rebanhos e a população paranaense.



Redação Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro