Foto: Ginger Palmisano/Pixabay
O número de casamentos formais caiu no Brasil em 2023, enquanto os divórcios aumentaram, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (17). A pesquisa faz parte das Estatísticas do Registro Civil.
No total, foram registrados cerca de 970 mil casamentos civis no país no ano passado, uma queda de 6,2% em relação a 2022. Já o número de divórcios cresceu 5,4%, ultrapassando 420 mil processos encerrados em cartório ou judicialmente.
O levantamento também mostra que os brasileiros estão se casando mais tarde. Em média, os homens disseram "sim" com 31 anos e as mulheres com 29. Há duas décadas, essa média era de 27 para homens e 24 para mulheres. A tendência reflete mudanças no estilo de vida, como a busca por estabilidade financeira, conclusão de estudos e realização pessoal antes do casamento.
O Paraná segue acompanhando os padrões nacionais. Segundo o IBGE, o estado registrou cerca de 46 mil casamentos e pouco mais de 20 mil divórcios em 2023. A taxa de separações por mil habitantes no Paraná é uma das mais altas do país.
O estudo do IBGE também apontou que o número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo manteve-se estável, com cerca de 10 mil registros em todo o Brasil. A maioria foi entre mulheres.
Redação Catve.com com IBGE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642