Divulgação Copel
Pipas e rede elétrica: uma combinação que não é brincadeira. Por duas vezes consecutivas, na última segunda-feira (12) e nesta quarta-feira (14), pipas enroscadas na fiação de energia foram as causas de desligamentos registrados pela Copel, na cidade da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, que deixaram 522 unidades consumidoras sem luz.
A Copel reforça que além de causar interrupção no fornecimento de energia, empinar pipas próximo da rede elétrica é uma prática que coloca a vida em risco.
"A rede de energia é exposta e as causas externas são as principais causas de desligamentos, entre essas causas estão as pipas. Além disso, o contato das linhas das carretilhas com os cabos de energia pode ocasionar curto-circuitos e conduzir energia levando a acidentes severos e até mesmo fatais por choque elétrico. Sob nenhuma hipótese a pessoa deve tentar resgatar uma pipa enroscada na rede. Não há brincadeira que valha o risco de perder uma vida", alerta o gerente do Departamento de Segurança do Trabalho na Copel, Rodrigo Marcacine Resende.
Os dias com vento, ensolarados e secos do outono e do inverno que se aproxima são um convite para soltar pipas, mas isso deve ser feito em locais seguros e afastados da rede elétrica e de ruas onde as linhas podem causar outros tipos de acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas.
"A segurança sempre vem em primeiro lugar. Campos abertos, praças públicas com áreas amplas são bons lugares para empinar pipa", orienta Marcacine.
Emergências
A Copel alerta que é fundamental que se mantenha distância das redes de energia para evitar acidentes que podem ser fatais. Em caso de emergências, o 0800 51 00 116 da linha direta da Copel pode ser acionado de qualquer telefone. Faça a ligação e tecle 1 para situação de risco à vida ou acidente com a rede elétrica.
Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642