Cotidiano

Metbala, a gummy de tadalafila, é proibida pela Anvisa

Empresa responsável não tem autorização para fabricar medicamentos


Imagem de Capa

Foto de Arminas Raudys/Pexels

Metbala cancelado! A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, manipulação, propaganda e uso de todos os lotes do produto Metbala, da empresa FB Manipulação Ltda. Decisão foi publicada pelo Diário Oficial da União.

O Metbala é uma gummy de tadalafila, substância de uso controlado e sujeita à prescrição médica. Seu uso inadequado pode representar sérios riscos à saúde.

A decisão foi tomada após a constatação de que o medicamento não possui qualquer tipo de regularização junto ao órgão.

Segundo a Anvisa, além da ausência de registro, a empresa responsável não tem autorização para fabricar medicamentos. A medida vale para qualquer pessoa ou empresa, incluindo veículos de comunicação, que promovam ou comercializem o produto.

De acordo com a legislação sanitária brasileira, medicamentos só podem ser vendidos por farmácias e drogarias e precisam obrigatoriamente estar registrados na Anvisa. O registro é essencial para garantir que o produto tenha eficácia, segurança e qualidade comprovadas.

A Anvisa alerta a população para os perigos da automedicação e do uso de produtos irregulares. "Cuidado! A automedicação coloca sua vida em risco. Esses produtos não são inofensivos", afirmou o órgão. A agência também reforça que a propaganda de medicamentos não autorizados é uma infração sanitária, sujeita a penalidades como multas.

A população pode denunciar a venda irregular de medicamentos por meio dos canais oficiais da Anvisa ou das vigilâncias sanitárias locais.




Gabi Lira | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano