JC
Começou nesta segunda-feira (12) o 3º LIRAa do ano em Cascavel (PR). O Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti vai até quarta-feira (14) e será feito em todos os bairros da cidade.
A previsão é de que cerca de 4.760 imóveis sejam vistoriados. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que a população receba os agentes, mesmo que já tenha recebido visitas recentemente.
"Mesmo que você tenha recebido o agente nos últimos dias, é importante que receba novamente, porque a definição do local não somos nós que fazemos, é o sistema através do sorteio que nos indica", explicou Clair Wagner, gerente de Vigilância em Saúde Ambiental.
Nos locais onde há focos do mosquito, os agentes recolhem amostras para análise. Com isso, a Secretaria consegue direcionar melhor as ações de combate.
A expectativa é de que o índice de infestação seja menor neste ciclo, por conta das temperaturas mais baixas. No último levantamento, em março, o índice médio foi de 2,9%, considerado risco médio. Algumas regiões chegaram a registrar índices superiores a 5%, o que representa risco alto.
Mesmo com o frio, a população segue contribuindo para a proliferação do mosquito. "Ou seja, a população ainda está deixando locais com água parada para o mosquitinho se proliferar", alertou Clair.
Casos confirmados em Cascavel:
Confira a matéria completa no vídeo acima.
Reportagem Isabela de Oliveira | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642