JC
O mau cheiro na região oeste de Cascavel é forte e persistente. Os relatos partem de moradores de condomínios localizados na Avenida das Torres, especialmente no bairro Santo Inácio. Para muitos, o problema já se arrasta há anos — e há quem diga que acabou se acostumando com o incômodo.
A origem do odor é uma velha conhecida: a Estação de Tratamento de Esgoto Oeste da Sanepar, instalada no local há mais de 25 anos.
A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura informou que notificou a Sanepar para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento da estação. O município também pretende acionar o Instituto Água e Terra (IAT), responsável pela fiscalização ambiental.
Em nota, a Sanepar disse que uma vistoria foi realizada e não foram encontradas anormalidades no sistema. Segundo a companhia, um dos poços de inspeção das tubulações de esgoto estava obstruído por acúmulo de lixo e gordura, o que teria causado o mau cheiro. O problema, conforme informado, já foi resolvido. Ainda assim, novas visitas técnicas devem ser feitas para identificar possíveis lançamentos irregulares de gordura na rede coletora.
Para os moradores, no entanto, é preciso uma solução definitiva. A corretora de imóveis Daiane Maculan afirma que não existe qualidade de vida com esse cheiro todos os dias, que deve ter uma solução.
A Sanepar informou ainda que projeta uma nova estação de tratamento de esgoto na região noroeste de Cascavel. Quando estiver pronta, a estrutura atual deverá ser desativada. No entanto, a previsão é de que a nova unidade entre em operação apenas em 2031.
Confira a matéria completa no vídeo acima.
Reportagem Isabela de Oliveira | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642