Catve
Abril foi um mês de conscientização sobre os acidentes de trabalho. O chamado "Abril Verde" evidenciou o aumento das ocorrências desse tipo no Paraná.
Cascavel é a segunda cidade do estado com maior número de afastamentos.
Os acidentes de trabalho podem ocorrer em diferentes tipos de atividades. Inclusive, nem todos acontecem em empresas ou em empregos formais.
Uma categoria que tem se destacado nas estatísticas é a dos entregadores de aplicativos. Sejam autônomos, celetistas, trabalhadores formais ou informais, em casos que demandam atendimento hospitalar, os profissionais de saúde notificam o setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, informando sobre o acidente.
Em 2024, o setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Cascavel recebeu 4.337 notificações de acidentes de trabalho. A maior parte foi considerada leve. Ainda assim, 345 pessoas sofreram acidentes graves - que envolvem fraturas, queimaduras ou internações por mais de 24 horas. Ao todo, 12 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trabalho.
Outro dado que chama atenção diz respeito às lesões: 23 casos resultaram em amputação de membros.
Os acidentes de trabalho geram um efeito cascata e impactam toda a sociedade. Além da ocupação de leitos no sistema de saúde, há também implicações na previdência, com afastamentos e pensões por morte.
No ano passado, o Paraná registrou um aumento de 150% nas concessões de pensão por morte decorrentes de acidentes de trabalho. Além disso, o número de afastamentos também cresceu consideravelmente — 50% a mais que no ano anterior.
Para a juíza do trabalho Sandra Assad, a preocupação deve ser de toda a sociedade.
Confira a matéria completa no vídeo:
Reportagem Isabela do Oliveira | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642