Imagem: Flickr/Palácio do Planalto
O presidente Lula (PT) e a primeira-dama Janja irão ao funeral do papa Francisco em Roma, conforme informou o Palácio do Planalto nesta segunda-feira (21).
Ainda de acordo com o governo, a comitiva completa que irá para Roma deve ser anunciada nesta terça (22). A viagem ainda não tem data confirmada, dependendo do protocolo do Vaticano, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).
Lula e Janja se encontraram com o papa algumas vezes e, nas ocasiões, trataram da guerra entre Rússia e Ucrânia, combate à fome e mudanças climáticas.
Nesta segunda, Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco. Por volta das 10h, as bandeiras em frente ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal já eram hasteadas a meio-mastro, o que simboliza luto nos prédios públicos.
"É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado", diz o texto publicado no Diário Oficial da União.
"Papa Francisco foi o papa da paz, do diálogo, da união e do amor a todas as formas de vida. Fez seguidos alertas sobre a crise climática e a ameaça de distribuição do nosso planeta - obra prima da criação divina. Condenou todas as guerras, que têm como vítimas preferenciais a população civil - sobretudo mulheres e crianças", afirmou Lula em um vídeo divulgado pela Presidência da República na noite desta segunda.
TV Cultura
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642