Cotidiano

Pupy chega ao Santuário de Elefantes Brasil após viagem de mais de 2 mil quilômetros

Animal é a primeira da espécie africana a habitar no Santuário de Elefantes Brasil


Imagem de Capa

Reprodução Instagram/@elefantesbrasil

Após percorrer mais de 2,6 mil quilômetros de distância, a elefanta Pupy, de 35 anos, chegou nesta sexta-feira (18) ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB) em Chapada dos Guimarães (MT). A elefanta viveu por mais de três décadas no Ecoparque de Buenos Aires, na Argentina, onde vivia com outra elefanta chamada Kuky, que faleceu em 2024.

Em live, o perfil oficial do SEB mostrou a primeira manhã da elefanta em seu novo recinto, onde é possível ver Pupy jogando terra em si mesma e também se alimentando.

"Ela está super tranquila. Ela ficou nove horas na caixa. Aí a gente já fechou o acesso a caixa para que ela não voltasse mais para a caixa", de acordo com o o SEB.

Além disso, o perfil segue fazendo constantes atualizações sobre a adaptação do animal ao novo ambiente, como a da saída da Pupy do contêiner onde foi transportada.

A operação de transporte de Pupy começou a ser planejada em fevereiro, com o acompanhamento de Scott Blais, diretor do SEB, e da Dra. Trish.

Pupy é a primeira elefanta africana a habitar o Santuário, que inaugurou um novo galpão para esta espécie. Outra elefanta da espécie africana, Kenya, deve se juntar a Pupy posteriormente.

O envio de Pupy coloca fim ao ciclo de 120 anos de manutenção de elefantes em cativeiro na capital da Argentina. Desse modo, o Ecoparque de Buenos Aires se junta a outras instituições ao redor do mundo que encerraram os programas com elefantes.

O Santuário:

O Santuário de Elefantes Brasil é o primeiro do tipo na América Latina e é conduzido pelas organizações internacionais Global Sanctuary for Elephants (GSE) e ElephantVoices.

O SEB é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua no resgate, reabilitação e preservação dos elefantes em situação de risco. Atualmente, o Santuário tem cinco habitantes: Maia, Rana, Mara, Bambi e Guillermina, todas elefantas asiáticas resgatadas após décadas trabalhando em circos e zoológicos. Pupy será a primeira elefanta africana do santuário.


Reportagem de Ana Bonini sob supervisão de Alexandra Oliveira | Portal Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano