Muita gente só descobre que tem direitos quando já está passando por uma dificuldade — e, muitas vezes, é tarde demais para garantir o benefício. Foi para esclarecer essas e outras questões que a advogada previdenciária Talita Ferreira participou do programa Entre Nós, apresentado por Murilo Cardoso na CATVE.
Durante a entrevista, Talita trouxe informações valiosas sobre benefícios como auxílio-doença, aposentadoria e o polêmico DPVAT, que muita gente nem sabe se ainda existe — ou como funciona.
"O INSS não é só para aposentadoria. Ele oferece auxílio-doença, pensão, salário-maternidade, entre outros benefícios. Mas, para ter acesso, é preciso ter contribuído antes. Por isso, profissionais autônomos, como motoboys e microempreendedores, precisam se atentar a isso", explicou a advogada.
Ela também falou sobre os mitos e verdades envolvendo o sistema previdenciário: quantos anos de contribuição são necessários, como calcular o valor do benefício e por que é importante manter os pagamentos em dia — mesmo para quem não trabalha com carteira assinada.
Outro tema abordado foi o seguro DPVAT, que garante indenizações em caso de acidentes de trânsito. "O DPVAT está passando por mudanças e deve voltar a ser cobrado dos cidadãos. Muita gente não sabe, mas mesmo quem não é o motorista do veículo pode ter direito ao benefício", destacou Talita.
Além de tirar dúvidas práticas, a entrevista reforçou a importância da informação como forma de proteção. Conhecer seus direitos é o primeiro passo para exercê-los.
Assista à entrevista completa e fique por dentro dos benefícios que podem fazer a diferença na sua vida:
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642