A cidade de Diamante D’Oeste, no Oeste do Paraná, vive um momento marcante de fé e espiritualidade durante a Semana Santa. Desde o início da semana, a comunidade católica local recebe a visita da Relíquia da Santa Cruz — um fragmento do lenho onde, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo foi crucificado.
O objeto sagrado pertence à Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Recife (PE), onde permanece há cerca de 400 anos. Pela primeira vez na história, a relíquia deixou a capital pernambucana e está em solo paranaense, tornando a visita a Diamante D’Oeste um acontecimento inédito.
A relíquia chegou ao município sob os cuidados do frei carmelita Everton Ramos, da Ordem do Carmo, que participa das celebrações litúrgicas da Semana Santa junto à comunidade, a mais de 3 mil quilômetros de Recife.
"Como peregrinos da esperança, procuramos subir ao monte. E como símbolo do ano jubilar, trazemos a própria cruz. É uma forma de fazer com que todos os fiéis celebrem o Tríduo Pascal com ainda mais devoção", explicou o frei.
O frei carmelita Everton Ramos, com a Relíquia da Cruz de Cristo a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Recife (PE).
A presença da relíquia tem atraído fiéis de diversas regiões, reforçando a espiritualidade do período que recorda a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Nesta Sexta-feira Santa (18), às 15h, acontece a tradicional Celebração da Paixão, com o ritual do Beijo da Santa Cruz — um dos momentos mais emocionantes da programação religiosa. A data, também chamada de Sexta-feira da Paixão, é marcada por jejum, oração e reflexão sobre o sacrifício de Jesus pela salvação da humanidade.
A Relíquia do Santo Lenho é considerada um dos objetos mais sagrados do cristianismo. Segundo a Igreja Católica, relíquias como essa são profundamente reverenciadas e, muitas vezes, associadas a milagres e manifestações da graça divina. Passagens bíblicas dos Atos dos Apóstolos e do Antigo Testamento relatam o poder curativo de objetos tocados por figuras sagradas.
Neste ano jubilar para a comunidade local, a visita da relíquia é vista como um verdadeiro sinal de esperança e fortalecimento da fé. A programação da Semana Santa inclui missas especiais, momentos de adoração e orações comunitárias.
Cruz tem fragmento do lenho onde, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo foi crucificado.
Fotos e vídeos: Francielly Maceno / Anderson Napiwoski
Detalhes da relíquia em Diamante do Oeste que fica a 80 km/h de Cascavel.
O Jubileu da Esperança, também conhecido como Ano Santo de 2025, é um período de graça extraordinária promovido pela Igreja Católica, um tempo dedicado à renovação espiritual, à reconciliação e à vivência profunda da misericórdia divina.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642