Foto: Urbia Cataratas | Assessoria
As Cataratas do Iguaçu estão entre os destinos mais procurados do Paraná neste superferiado. São quatro dias de folga: a combinação dos feriados de Páscoa (20) e Tiradentes (21) com o fim de semana.
Mais de 15 mil pessoas já garantiram ingresso antecipado para visitar o Parque Nacional do Iguaçu. Quem for ao local vai encontrar um cenário um pouco diferente: a vazão das águas está abaixo da média histórica, com 863 mil litros por segundo - normalmente, são cerca de 1,5 milhão de litros.
Mesmo assim, a beleza das quedas d’água continua impressionante. O volume das águas varia conforme o clima e a atuação das usinas hidrelétricas ao longo do Rio Iguaçu, que cruza o estado até desaguar no parque.
A previsão do tempo para os próximos dias indica clima ameno, ideal para trilhas e caminhadas. As temperaturas devem variar entre 16°C e 28°C, com possibilidade de pancadas rápidas de chuva na sexta-feira (18) e no sábado (19). Para aproveitar melhor o passeio, a recomendação é usar protetor solar e calçados fechados.
Entre as atrações especiais programadas para o feriadão estão apresentações musicais com artistas locais nos pontos de maior circulação, como o Centro de Visitantes e o Espaço Porto Canoas. Além disso, o parque abrirá uma hora mais cedo a partir de sexta-feira (18), oferecendo uma experiência mais tranquila para os visitantes. O horário de funcionamento será das 8h às 16h.
Parque Nacional do Iguaçu
(Passeio pelas Cataratas do Iguaçu tem trajeto de aproximadamente 1,5 km - Créditos: Assessoria | Urbia Cataratas)
Criado em janeiro de 1939, durante o governo de Getúlio Vargas, o Parque Nacional do Iguaçu foi reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO em 1986. A unidade de conservação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com serviços de visitação turística concessionados desde 1999.
Além do turismo, o parque desenvolve ações de proteção ambiental, educação, pesquisa e visitação pública. "Todo esse cuidado e o trabalho integrado proporcionam aos visitantes condições únicas e inesquecíveis de contato com uma das mais raras feições da natureza", afirma o comunicado oficial no site do parque.
As Cataratas do Iguaçu, localizadas no interior da unidade, receberam em 11 de novembro de 2011 o título de Maravilha Mundial da Natureza, por meio de uma votação internacional com participação de pessoas do mundo inteiro.
O tradicional passeio pelas cataratas tem cerca de 1,5 km de extensão e começa no Centro de Visitantes, de onde partem os ônibus panorâmicos até o início da Trilha das Cataratas. Durante o percurso, diversos mirantes proporcionam vistas privilegiadas dos saltos. No final, a passarela que leva à Garganta do Diabo garante o momento mais impactante da visita.
Visitação em alta: 166 mil visitantes em março
(Mais de 166 mil pessoas visitaram as Cataratas do Iguaçu em março - Créditos: Assessoria | Zig Koch.)
O Parque Nacional do Iguaçu recebeu 166.820 visitantes em março, um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo mês de 2024. Desde janeiro, já são 536,6 mil visitantes - aumento de 5,6% no comparativo com o primeiro trimestre do ano passado.
Os brasileiros lideram o ranking de visitação, com 264.626 pessoas. Em seguida vêm os argentinos (95.688) e os paraguaios (27.525). Estados Unidos, França e Alemanha também aparecem entre os principais países de origem dos turistas internacionais.
O número de visitantes da Argentina chamou atenção em 2025: um salto de 98,9% em comparação com o mesmo período de 2024 - de 48.095 para 95.688.
Por Samuel Rocha | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642