Cotidiano

Patrulha Amiga inicia novo ciclo com aula inaugural em escola de Cascavel

Programa de prevenção às drogas atende alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino


Imagem de Capa

Foto: Eduardo Lourenço | Catve.com

A aula inaugural da Patrulha Amiga acontece, nesta segunda-feira (7), na Escola Municipal Maria Aparecida Fagnani Soares, no bairro Riviera, em Cascavel, no oeste do Paraná. A ação é promovida pela Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (Sesd), em parceria com as secretarias de Segurança Pública e Educação.

Criado em 2018, o Programa Patrulha Amiga tem como foco a prevenção e conscientização de alunos da rede municipal sobre os riscos e prejuízos do uso de drogas lícitas e ilícitas. Desde então, aproximadamente 50 mil estudantes já foram beneficiados.

Em julho do ano passado, o Projeto de Lei nº 61 de 2024 foi aprovado pela Câmara de Cascavel, tornando o programa uma política pública permanente. A proposta, enviada pela Prefeitura, estabelece as diretrizes de atuação da Patrulha Amiga junto às escolas e à comunidade escolar, incluindo pais, professores, alunos e demais profissionais da educação.

Durante a execução do programa, guardas municipais voluntários, capacitados pedagogicamente, e educadoras da Secretaria de Educação ministram aulas com foco na prevenção ao uso de drogas, abuso de álcool e combate a diversos tipos de violência. Os conteúdos também orientam os estudantes sobre como resistir a pressões externas e procurar apoio familiar quando necessário.

Além de abordar os efeitos físicos e psicológicos das drogas, o programa busca fortalecer a autoestima das crianças, ampliar as perspectivas de futuro e aproximar a Guarda Municipal das comunidades escolares. O objetivo é colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, respeitosa e segura.

A Patrulha Amiga atende as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Cascavel, conforme demanda e cronograma definido com a Secretaria de Educação. O programa contará com material didático específico e dotação orçamentária própria.

Também está prevista a ampliação por meio de convênios com escolas particulares e com o Governo do Estado, para atuação em colégios públicos e privados.


Por Samuel Rocha | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano